O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, JUNTO AO PROFESSOR PRECEPTOR, DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS FORAM REALIZADAS EM TRÊS TURMAS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG. A INTERVENÇÃO QUE SERÁ RELATADA NESTE DOCUMENTO, FOI ELABORADA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE PREPARO E A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO. NESSE SENTIDO, NOS APOIAREMOS EM SANTOS E PERIN. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE SUGESTÃO, A FIM DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO ATRAVÉS DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. A PARTIR DAÍ, DE ACORDO COM A ATIVIDADE ELABORADA E POR SUA VEZ PUBLICADA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, OS RESULTADOS OBTIDOS NÃO FORAM TÃO SATISFATÓRIOS QUANTO AGUARDADOS. ENTRETANTO, DURANTE A AULA SÍNCRONA, ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, AS DÚVIDAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES PUDERAM SER SANADAS. ENFIM, POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROJETO, CONSEGUIMOS EVIDENCIAR QUE UM PLANEJAMENTO DO ENSINO SISTEMATIZADO PODE PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO DAS AULAS, BEM COMO, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PROPICIAM UMA INTERAÇÃO MAIOR DOS EDUCADORES COM OS EDUCANDOS PROMOVENDO UMA AULA MAIS DINÂMICA. EM SUMA, ESSES DOIS RECURSOS PEDAGÓGICOS CONTRIBUEM MUITO PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS.