Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DIDÁTICA: OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO

Palavra-chaves: DIDÁTICA, OBJETIVOS, CONTEÚDOS, MÉTODOS, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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PARA ELE, ASSIM COMO A NATUREZA TEM SEU PERCURSO LIVRE, A EDUCAÇÃO TAMBÉM TEM SEU RITMO E PRECISA SER OBSERVADA COMO UM PROCESSO QUE É REALIZADO DE DENTRO PARA FORA. SUAS IDEIAS SÃO DEFENDIDAS EM SEU LIVRO DIDÁTICA MAGNA. JÁ ROUSSEAU (1712-1778), INSPIROU-SE NOS IDEAIS DE COMÊNIO PARA, EM SEGUIDA, ARGUMENTAR QUE O HOMEM É BOM POR NATUREZA, MAS A SOCIEDADE O CORROMPE. POR ISSO, DEFENDE QUE O CURRÍCULO DEVERIA ISENTAR-SE DE PREPARAR A CRIANÇA PARA FINS SOCIAIS E FUTUROS, OU SEJA, POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO LIVRE, ESPONTÂNEA E NATURAL, SEM PRECOCIDADE. POR ÚLTIMO, TEMOS JOHANN FRIEDRICH HERBART (1776-1841), GRANDE DEFENSOR DA EDUCAÇÃO BASEADA EM CINCO PASSOS: PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO, COMPARAÇÃO, ASSIMILAÇÃO E APLICAÇÃO. SENDO ASSIM, A DIDÁTICA É A FERRAMENTA QUE NORTEIA O DOCENTE EM SUA PROFISSÃO, CONTRIBUINDO NA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE ENSINO QUE POSSAM SER UTILIZADAS EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. ADEMAIS, É IMPORTANTE CONSIDERAR QUE A DIDÁTICA NÃO SE RESTRINGE SOMENTE À PRÁTICA EDUCATIVA DE ENSINO, MAS BUSCA COMPREENDER AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFESSOR, ALUNO, MATÉRIA E A SOCIEDADE. ASSIM, A DIDÁTICA OBJETIVA AINDA ANALISAR E COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, VISANDO SUA EFICÁCIA. PARA SE OBTER UM RESULTADO SATISFATÓRIO, NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM, A APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS NECESSITA ESTAR ARTICULADO COM OS OBJETIVOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS QUE PRENUNCIAM OS RESULTADOS PROPOSTOS PELO DOCENTE. NESSA PERSPECTIVA, A TRÍADE OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS SÃO PARTES CONSTITUINTES DA DIDÁTICA ENQUANTO TEORIA DO ENSINO E POSSUEM COMO CARACTERÍSTICA A MÚTUA INTERDEPENDÊNCIA, OU SEJA, O MÉTODO DE ENSINO É DETERMINADO PELA RELAÇÃO OBJETIVO-CONTEÚDO. ADEMAIS, É IMPORTANTE CONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO FAZER DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ALCANCE DOS CONHECIMENTOS. TAMBÉM É PRECISO DOMINAR OS CRITÉRIOS NECESSÁRIOS À APRENDIZAGEM, CONFORME A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS, MÉTODOS DE ENSINO; BEM COMO, É ESSENCIAL DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVO-CONTEÚDO-MÉTODO, CONSIDERANDO A UNIDADE ENTRE ELES. PARTINDO DESTES PRINCÍPIOS, A PESQUISA EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O PROCESSO DIDÁTICO: CONTEÚDOS, OBJETIVOS E MÉTODOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, DISCORREMOS SOBRE AS SEGUINTES QUESTÕES NORTEADORAS: DE QUE FORMA A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS INFLUENCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO? COMO SÃO DEFINIDOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM? QUAL A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS, OBJETIVOS E MÉTODOS? NO TOCANTE AO PERCURSO METODOLÓGICO, RECORREMOS À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. REALIZAMOS, PARA ISSO, UMA PESQUISA DE CAMPO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES, QUE ESTÁ LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE - CE. LOGO, PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A DIREÇÃO ESCOLAR DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, POR MEIO DA QUAL INVESTIGAMOS OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS UTILIZADOS NA ESCOLA, COMO SÃO ORGANIZADOS OS CONTEÚDOS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO, COMO SÃO SELECIONADOS OS MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO ACONTECE A RELAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM COM OS DEMAIS COMPONENTES DO PROCESSO E QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS E MÉTODOS ALI UTILIZADOS. A ESCOLHA DA SUPRACITADA INSTITUIÇÃO FOI DESPERTADA PELO INTERESSE DE CONHECER COMO ACONTECE A ARTICULAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA, DE JEAN PIAGET. SOMADO A ISSO, A INSTITUIÇÃO SUPRACITADA BUSCA SEMPRE PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS, OPORTUNIDADE DE CRIAR, TRANSFORMAR, DESCOBRIR, REDESCOBRIR, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CURIOSIDADE, APRESENTANDO UM PLANEJAMENTO DE ENSINO COM PROPOSTAS DIDÁTICAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS, POR MEIO DE DISCUSSÕES, PROBLEMAS E PESQUISAS. NESSE SENTIDO, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES DA ESCOLA ORGANIZAM A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DE ACORDO COM AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE A SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS É COERENTE À PROPOSTA, UMA VEZ QUE OS MÉTODOS E OS OBJETIVOS DE ENSINO ESTÃO INTRINSECAMENTE ASSOCIADOS. PORTANTO, OS MÉTODOS POSSUEM AUTONOMIA DIANTE DOS OBJETIVOS E DOS CONTEÚDOS, ASSIM COMO A ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS DEPENDE TANTO DOS MÉTODOS DE ENSINO COMO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. EM SÍNTESE, OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS CONSTITUEM A BASE OPERANTE DO PROCESSO DIDÁTICO NO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES. ASSIM, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES SELECIONAM OS CONTEÚDOS CONSIDERANDO OS QUE SERIAM MELHOR ASSIMILADOS PELOS ALUNOS, OU SEJA, À MEDIDA QUE AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DETERMINAM QUE CONTEÚDOS PODERIAM SER TRABALHADOS. JÁ NA METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM RELAÇÃO À SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS, RECORRE-SE AOS MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO ORAL, DEMONSTRAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E EXEMPLIFICAÇÃO, DEBATES, TEMPESTADE MENTAL, ESTUDO DIRIGIDO E CONVERSAÇÃO DIDÁTICA (AULA DIALOGADA). POR FIM, NOS OBJETIVOS DE ENSINO, SÃO ESPECIFICADOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES, CAPACIDADES ÚTEIS NA ESCOLA E NA VIDA PRÁTICA."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

CONSIDERANDO A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE TODAS AS OUTRAS PROFISSÕES E COMPREENDENDO QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA AÇÃO PLANEJADA, NECESSITANDO, PORTANTO, DE UMA ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA PARA QUE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEJA EXITOSO. NESSE SENTIDO, A DIDÁTICA OCUPA CENTRALIDADE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. OUTROSSIM, NO DECORRER DAS TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, SURGIRAM FILÓSOFOS QUE ABORDARAM A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DENTRE ELES, JOÃO COMÊNIO, JEAN-JACQUES ROUSSEAU E JOHANN FRIEDRICH HERBART SE DESTACAM POR SUAS GRANDES INFLUÊNCIAS NO SISTEMA. COMÊNIO (1592-1670), CONSIDERADO O PAI DA DIDÁTICA, FOI UM GRANDE DEFENSOR DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PARA TODOS, FORMULOU PRINCÍPIOS BÁSICOS DE UMA EDUCAÇÃO RACIONALISTA BASEADA NOS ESTUDOS SOBRE A NATUREZA E A CIÊNCIA MODERNA. 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REALIZAMOS, PARA ISSO, UMA PESQUISA DE CAMPO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES, QUE ESTÁ LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE - CE. LOGO, PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A DIREÇÃO ESCOLAR DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, POR MEIO DA QUAL INVESTIGAMOS OS MÉTODOS DE ENSINO MAIS UTILIZADOS NA ESCOLA, COMO SÃO ORGANIZADOS OS CONTEÚDOS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO, COMO SÃO SELECIONADOS OS MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO ACONTECE A RELAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM COM OS DEMAIS COMPONENTES DO PROCESSO E QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS E MÉTODOS ALI UTILIZADOS. A ESCOLHA DA SUPRACITADA INSTITUIÇÃO FOI DESPERTADA PELO INTERESSE DE CONHECER COMO ACONTECE A ARTICULAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DE ENSINO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA, DE JEAN PIAGET. SOMADO A ISSO, A INSTITUIÇÃO SUPRACITADA BUSCA SEMPRE PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS, OPORTUNIDADE DE CRIAR, TRANSFORMAR, DESCOBRIR, REDESCOBRIR, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CURIOSIDADE, APRESENTANDO UM PLANEJAMENTO DE ENSINO COM PROPOSTAS DIDÁTICAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS, POR MEIO DE DISCUSSÕES, PROBLEMAS E PESQUISAS. NESSE SENTIDO, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES DA ESCOLA ORGANIZAM A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DE ACORDO COM AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS QUE A SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS É COERENTE À PROPOSTA, UMA VEZ QUE OS MÉTODOS E OS OBJETIVOS DE ENSINO ESTÃO INTRINSECAMENTE ASSOCIADOS. PORTANTO, OS MÉTODOS POSSUEM AUTONOMIA DIANTE DOS OBJETIVOS E DOS CONTEÚDOS, ASSIM COMO A ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS DEPENDE TANTO DOS MÉTODOS DE ENSINO COMO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. EM SÍNTESE, OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS CONSTITUEM A BASE OPERANTE DO PROCESSO DIDÁTICO NO COLÉGIO CLÁSSICO REINAÇÕES. ASSIM, ATRAVÉS DA FILOSOFIA CONSTRUTIVISTA, OS PROFESSORES SELECIONAM OS CONTEÚDOS CONSIDERANDO OS QUE SERIAM MELHOR ASSIMILADOS PELOS ALUNOS, OU SEJA, À MEDIDA QUE AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DETERMINAM QUE CONTEÚDOS PODERIAM SER TRABALHADOS. JÁ NA METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA EM RELAÇÃO À SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS, RECORRE-SE AOS MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO ORAL, DEMONSTRAÇÃO, ILUSTRAÇÃO E EXEMPLIFICAÇÃO, DEBATES, TEMPESTADE MENTAL, ESTUDO DIRIGIDO E CONVERSAÇÃO DIDÁTICA (AULA DIALOGADA). POR FIM, NOS OBJETIVOS DE ENSINO, SÃO ESPECIFICADOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES, CAPACIDADES ÚTEIS NA ESCOLA E NA VIDA PRÁTICA.

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