Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE GEOGRAFIA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM UMA ESCOLA DA ZONA METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, SOCIOAMBIENTAL, PANDEMIA, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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      NESTE ESTUDO TEM-SE A INTENÇÃO DE APRESENTAR EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA\r\n
      INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL PANORAMA XXI, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. NOSSA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS FOI\r\n
      POR MEIO REMOTO, UMA VEZ QUE TORNOU-SE OBRIGATÓRIO MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL, MAS TAL\r\n
      ALTERNATIVA NÃO PARECE TER PRODUZIDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO QUE CONCERNE À IMPLEMENTAÇÃO DO\r\n
      CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, CONSIDERANDO-SE A QUASE AUSÊNCIA DE ABORDAGENS VOLTADAS À QUESTÕES\r\n
      SOCIOAMBIENTAIS. ASSIM, OBJETIVOU-SE ANALISAR A DINÂMICA DO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM FACE DA\r\n
      REALIDADE DAS MEDIDAS ADOTADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - SEDUC DURANTE A\r\n
      PANDEMIA, BEM COMO VERIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ESCOLA PANORAMA XXI POR\r\n
      PARTE DE PROFESSORES E ALUNOS. DESSA FORMA, O ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA A\r\n
      COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA PANORAMA XXI, E QUAIS AÇÕES FORAM TOMADAS PELA\r\n
      SEDUC NO SENTIDO DE QUE AS AULAS CHEGASSEM AOS ALUNOS DE FORMA EFETIVA E TRATANDO SOBRE AS QUESTÕES\r\n
      AMBIENTAIS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE ALUNOS, PROFESSORES E OS DEMAIS MORADORES DO BAIRRO QUE A\r\n
      ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS OBSERVA-SE QUE 47% DOS ESTUDANTES ENFRENTAM\r\n
      ALGUMA DIFICULDADE PARA PARTICIPAR DAS AULAS POR FALTA DE INTERNET, APARELHO CELULAR OU COMPUTADOR. E,\r\n
      43% CLASSIFICA SUAS HABILIDADES COM A INTERNET COMO RUIM, PÉSSIMA OU REGULAR. ALÉM DISSO, 43% NÃO\r\n
      RECEBEM AJUDA DOS FAMILIARES PARA AS ATIVIDADES DA ESCOLA. DAS OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE DIFICULTAM O\r\n
      ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS, 61% RESPONDEU QUE OS TRABALHOS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE MAIS\r\n
      ATRAPALHAM. COM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE SANEAMENTO BÁSICO, 70% DOS ESTUDANTES APONTAM QUE ONDE\r\n
      MORAM POSSUEM ALGUM PROBLEMA: AUSÊNCIA DE ASFALTO, HÁ OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS, BURACOS E LIXOS.\r\n
      TODAS ESSAS QUESTÕES APRESENTADAS MOSTRAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES DA ESCOLA\r\n
      PANORAMA XXI, QUE DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA E DEMAIS MATERIAIS.\r\n
      LEVANDO A UMA DIFICULDADE MAIOR PARA O PROFESSOR DESENVOLVER UM CONTEÚDO CRÍTICO E QUE POSSA DISCUTIR AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE ACONTECEM NA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS. POR FIM, TENDO COMO\r\n
      PONTO DE PARTIDA O OBJETIVO DESSA PESQUISA, QUE É FAZER UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NA\r\n
      PANDEMIA DO COVID-19 NA ESCOLA PANORAMA XXI, SERÁ ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA QUALITATIVA, DE\r\n
      CARÁTER EXPLORATÓRIO, QUE FOI CONSIDERADO O MAIS APROPRIADO PARA O ESTUDO REALIZADO. ADEMAIS, OS\r\n
      INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADOS NA PESQUISA FORAM: BIBLIOGRÁFICA, DE CAMPO E ENTREVISTAS,\r\n
      COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA, ALUNOS E GESTORES DA ESCOLA PANORAMA XXI, PARA A COMPREENSÃO DO TEMA\r\n
      ABORDADO. ASSIM, OBSERVAMOS DURANTE AS AULAS REMOTAS A DIFICULDADE DO PROFESSOR TRABALHAR DE UMA\r\n
      FORMA MAIS DIDÁTICA E CRÍTICA A GEOGRAFIA A QUESTÃO AMBIENTAL, UMA VEZ QUE MUITOS NÃO ESTAVAM\r\n
      PREPARADOS PARA UTILIZAR A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NAS AULAS. NESSE CONTEXTO, A EXPERIÊNCIA COM O\r\n
      ENSINO REMOTO EVIDENCIOU DIFICULDADES DE DIDÁTICAS, A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL, TORNANDO EMERGENTE\r\n
      A NECESSIDADE DE DEBATES PARA A COMPREENSÃO ESTRUTURAL DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO, E\r\n
      QUAL A POSSIBILIDADE DE REPARAR OS DANOS CAUSADOS DURANTE ESSES QUASE DOIS ANOS DE PANDEMIA.
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NESTE ESTUDO TEM-SE A INTENÇÃO DE APRESENTAR EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PANORAMA XXI, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. NOSSA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS FOI POR MEIO REMOTO, UMA VEZ QUE TORNOU-SE OBRIGATÓRIO MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL, MAS TAL ALTERNATIVA NÃO PARECE TER PRODUZIDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO QUE CONCERNE À IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, CONSIDERANDO-SE A QUASE AUSÊNCIA DE ABORDAGENS VOLTADAS À QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS. ASSIM, OBJETIVOU-SE ANALISAR A DINÂMICA DO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM FACE DA REALIDADE DAS MEDIDAS ADOTADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - SEDUC DURANTE A PANDEMIA, BEM COMO VERIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ESCOLA PANORAMA XXI POR PARTE DE PROFESSORES E ALUNOS. DESSA FORMA, O ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA A COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA PANORAMA XXI, E QUAIS AÇÕES FORAM TOMADAS PELA SEDUC NO SENTIDO DE QUE AS AULAS CHEGASSEM AOS ALUNOS DE FORMA EFETIVA E TRATANDO SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE ALUNOS, PROFESSORES E OS DEMAIS MORADORES DO BAIRRO QUE A ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS OBSERVA-SE QUE 47% DOS ESTUDANTES ENFRENTAM ALGUMA DIFICULDADE PARA PARTICIPAR DAS AULAS POR FALTA DE INTERNET, APARELHO CELULAR OU COMPUTADOR. E, 43% CLASSIFICA SUAS HABILIDADES COM A INTERNET COMO RUIM, PÉSSIMA OU REGULAR. ALÉM DISSO, 43% NÃO RECEBEM AJUDA DOS FAMILIARES PARA AS ATIVIDADES DA ESCOLA. DAS OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE DIFICULTAM O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS, 61% RESPONDEU QUE OS TRABALHOS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE MAIS ATRAPALHAM. COM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE SANEAMENTO BÁSICO, 70% DOS ESTUDANTES APONTAM QUE ONDE MORAM POSSUEM ALGUM PROBLEMA: AUSÊNCIA DE ASFALTO, HÁ OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS, BURACOS E LIXOS. TODAS ESSAS QUESTÕES APRESENTADAS MOSTRAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES DA ESCOLA PANORAMA XXI, QUE DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA E DEMAIS MATERIAIS. LEVANDO A UMA DIFICULDADE MAIOR PARA O PROFESSOR DESENVOLVER UM CONTEÚDO CRÍTICO E QUE POSSA DISCUTIR AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE ACONTECEM NA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS. POR FIM, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O OBJETIVO DESSA PESQUISA, QUE É FAZER UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PANDEMIA DO COVID-19 NA ESCOLA PANORAMA XXI, SERÁ ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, QUE FOI CONSIDERADO O MAIS APROPRIADO PARA O ESTUDO REALIZADO. ADEMAIS, OS INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADOS NA PESQUISA FORAM: BIBLIOGRÁFICA, DE CAMPO E ENTREVISTAS, COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA, ALUNOS E GESTORES DA ESCOLA PANORAMA XXI, PARA A COMPREENSÃO DO TEMA ABORDADO. ASSIM, OBSERVAMOS DURANTE AS AULAS REMOTAS A DIFICULDADE DO PROFESSOR TRABALHAR DE UMA FORMA MAIS DIDÁTICA E CRÍTICA A GEOGRAFIA A QUESTÃO AMBIENTAL, UMA VEZ QUE MUITOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA UTILIZAR A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NAS AULAS. NESSE CONTEXTO, A EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO EVIDENCIOU DIFICULDADES DE DIDÁTICAS, A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL, TORNANDO EMERGENTE A NECESSIDADE DE DEBATES PARA A COMPREENSÃO ESTRUTURAL DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO, E QUAL A POSSIBILIDADE DE REPARAR OS DANOS CAUSADOS DURANTE ESSES QUASE DOIS ANOS DE PANDEMIA.

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