NESTE ESTUDO TEM-SE A INTENÇÃO DE APRESENTAR EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL PANORAMA XXI, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. NOSSA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS FOI
POR MEIO REMOTO, UMA VEZ QUE TORNOU-SE OBRIGATÓRIO MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL, MAS TAL
ALTERNATIVA NÃO PARECE TER PRODUZIDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO QUE CONCERNE À IMPLEMENTAÇÃO DO
CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, CONSIDERANDO-SE A QUASE AUSÊNCIA DE ABORDAGENS VOLTADAS À QUESTÕES
SOCIOAMBIENTAIS. ASSIM, OBJETIVOU-SE ANALISAR A DINÂMICA DO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM FACE DA
REALIDADE DAS MEDIDAS ADOTADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - SEDUC DURANTE A
PANDEMIA, BEM COMO VERIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ESCOLA PANORAMA XXI POR
PARTE DE PROFESSORES E ALUNOS. DESSA FORMA, O ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA A
COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA PANORAMA XXI, E QUAIS AÇÕES FORAM TOMADAS PELA
SEDUC NO SENTIDO DE QUE AS AULAS CHEGASSEM AOS ALUNOS DE FORMA EFETIVA E TRATANDO SOBRE AS QUESTÕES
AMBIENTAIS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE ALUNOS, PROFESSORES E OS DEMAIS MORADORES DO BAIRRO QUE A
ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS OBSERVA-SE QUE 47% DOS ESTUDANTES ENFRENTAM
ALGUMA DIFICULDADE PARA PARTICIPAR DAS AULAS POR FALTA DE INTERNET, APARELHO CELULAR OU COMPUTADOR. E,
43% CLASSIFICA SUAS HABILIDADES COM A INTERNET COMO RUIM, PÉSSIMA OU REGULAR. ALÉM DISSO, 43% NÃO
RECEBEM AJUDA DOS FAMILIARES PARA AS ATIVIDADES DA ESCOLA. DAS OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE DIFICULTAM O
ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS, 61% RESPONDEU QUE OS TRABALHOS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE MAIS
ATRAPALHAM. COM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE SANEAMENTO BÁSICO, 70% DOS ESTUDANTES APONTAM QUE ONDE
MORAM POSSUEM ALGUM PROBLEMA: AUSÊNCIA DE ASFALTO, HÁ OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS, BURACOS E LIXOS.
TODAS ESSAS QUESTÕES APRESENTADAS MOSTRAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES DA ESCOLA
PANORAMA XXI, QUE DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA E DEMAIS MATERIAIS.
LEVANDO A UMA DIFICULDADE MAIOR PARA O PROFESSOR DESENVOLVER UM CONTEÚDO CRÍTICO E QUE POSSA DISCUTIR AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE ACONTECEM NA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS. POR FIM, TENDO COMO
PONTO DE PARTIDA O OBJETIVO DESSA PESQUISA, QUE É FAZER UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NA
PANDEMIA DO COVID-19 NA ESCOLA PANORAMA XXI, SERÁ ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA QUALITATIVA, DE
CARÁTER EXPLORATÓRIO, QUE FOI CONSIDERADO O MAIS APROPRIADO PARA O ESTUDO REALIZADO. ADEMAIS, OS
INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADOS NA PESQUISA FORAM: BIBLIOGRÁFICA, DE CAMPO E ENTREVISTAS,
COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA, ALUNOS E GESTORES DA ESCOLA PANORAMA XXI, PARA A COMPREENSÃO DO TEMA
ABORDADO. ASSIM, OBSERVAMOS DURANTE AS AULAS REMOTAS A DIFICULDADE DO PROFESSOR TRABALHAR DE UMA
FORMA MAIS DIDÁTICA E CRÍTICA A GEOGRAFIA A QUESTÃO AMBIENTAL, UMA VEZ QUE MUITOS NÃO ESTAVAM
PREPARADOS PARA UTILIZAR A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NAS AULAS. NESSE CONTEXTO, A EXPERIÊNCIA COM O
ENSINO REMOTO EVIDENCIOU DIFICULDADES DE DIDÁTICAS, A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL, TORNANDO EMERGENTE
A NECESSIDADE DE DEBATES PARA A COMPREENSÃO ESTRUTURAL DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO, E
QUAL A POSSIBILIDADE DE REPARAR OS DANOS CAUSADOS DURANTE ESSES QUASE DOIS ANOS DE PANDEMIA.