Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS: ANÁLISE DO ENSINO REMOTO PELA PERSPECTIVA DOS PIBIDIANOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, PIBID, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DIANTE DO ATUAL CENÁRIO IMPOSTO PELO COVID-19, O SETOR EDUCACIONAL TEVE QUE SE ADAPTAR A UM NOVO MODELO DE ENSINO, O REMOTO. ESSA ADAPTAÇÃO FOI UM GRANDE DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE PARA OS PROFESSORES, QUE TIVERAM QUE SE ATUALIZAR PARA APRENDER A DOMINAR AS TECNOLOGIAS ATUAIS. ACREDITA-SE QUE ESTE ENSINO DEIXARÁ DÉFICIT NA APRENDIZAGEM DE MILHARES DE ALUNOS, E POR ISSO MUITO SE É PENSADO SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL À GRADUAÇÃO. AS QUESTÕES METODOLÓGICAS DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS ENTRAM EM CRISE. O “COMO ENSINAR” E “O QUE ENSINAR” TRANSMITIDO ATRAVÉS DE TELAS DE CELULARES E COMPUTADORES RETRATAM TANTO SOBRE O ENSINO REMOTO QUANTO SOBRE A SUA DEMOCRATIZAÇÃO. NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO, O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) TEM SIDO FUNDAMENTAL, AUXILIANDO O DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MANUSEIO DESSAS TECNOLOGIAS, BUSCANDO MEIOS QUE SEJAM EFICIENTES NESSE PROCESSO, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO A ANÁLISE E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID ACERCA DO ENSINO REMOTO E DE SUA FORMAÇÃO DOCENTE. AO TRABALHAR COM ESSA FORMAÇÃO DOCENTE ENQUANTO PIBIDIANOS E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, É IMPORTANTE A COMPREENSÃO DA IDEIA DE UMA DUALIDADE, O QUE GERA QUESTIONAMENTOS, DÚVIDAS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO À DISTÂNCIA E A SUA INFLUÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. O TRABALHO ADOTA UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS BOLSISTAS E UM VOLUNTÁRIO DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UFCG-CFP. QUANTO AO APORTE TEÓRICO UTILIZADO COMO FONTE DE ANÁLISE DOS DADOS, NOS APOIAMOS EM TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO ÚLTIMO ANO, FERREIRA (2020), CERUTTI E BALDO (2020), SOUZA E VASCONCELOS (2021). O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO COM OITO ESTUDANTES DE LICENCIATURA, CONTENDO OITO QUESTÕES DISCURSIVAS VOLTADAS À FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO. NO DECORRER DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR PERSPECTIVAS DIFERENTES, POR EXEMPLO, QUANDO PERGUNTAMOS SE O ENSINO REMOTO APRESENTAVA PONTOS POSITIVOS A MAIORIA RESPONDEU QUE ERA POSSÍVEL DESTACAR ALGUNS, CITANDO: A DESMISTIFICAÇÃO DA TECNOLOGIA JUNTO AO ENSINO, POSSIBILIDADE DE PROMOVER EVENTOS INCLUINDO PESSOAS DE TODAS OS LUGARES E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. NO TOCANTE À EFICÁCIA DAS DISCIPLINAS CURSADAS EM ENSINO REMOTO, TODOS, POR UNANIMIDADE CONCORDARAM PELA DEFICIÊNCIA DESSA METODOLOGIA EM COMPARAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL, QUE SE MOSTRA INSUFICIENTE, SOBRETUDO AS PRÁTICAS DE ENSINO E OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, QUE ESTÃO CITADAS ENTRE AS DISCIPLINAS EM QUE A MAIORIA PREFERIA TER CURSADO DE MODO PRESENCIAL, O QUE NÃO FOI POSSÍVEL DEVIDO À PANDEMIA, ASSIM COMO GEOLOGIA, GEOMORFOLOGIA E PEDOLOGIA. A MAIORIA DOS ESTUDANTES, APESAR DA INSATISFAÇÃO COM O ENSINO REMOTO, NÃO ACREDITAM QUE AS DISCIPLINAS CURSADAS ATÉ ENTÃO DE FORMA REMOTA COMPROMETERÃO A SUA FORMAÇÃO DOCENTE EM GERAL E AINDA ACREDITAM QUE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS SERÁ MARCADO POR INFLUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO. AINDA SOBRE ESSA FORMA DE ENSINO, A OPINIÃO SOBRE O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) PARA CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É QUASE UNÂNIME, NÃO APOIAM DEVIDO ÀS RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS QUE SÃO BASTANTE LIMITADAS, APENAS UM PIBIDIANO ACREDITA QUE DEVE SER UMA OPÇÃO, TENDO EM VISTA QUE MUITAS PESSOAS AINDA CONSEGUEM SE DESENVOLVER MUITO BEM EM ENSINO À DISTÂNCIA. OS LIMITES CITADOS ESTÃO NOS DIÁLOGOS, EXPERIÊNCIAS, METODOLOGIAS, PRÁTICAS E CONTATO FÍSICO QUE NÃO SÃO APROVEITADOS, PRINCIPALMENTE EM DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS EM QUE SE FAZ TÃO NECESSÁRIO. O PONTO PRINCIPAL DE TAL REFLEXÃO SERIAM AS EXPERIÊNCIAS QUE NÃO ESTÃO SENDO APROVEITADAS DE FORMA COMPLETA DEVIDO À PANDEMIA. A PRESENÇA NO PIBID OCORRE DE FORMA LIMITADA, ASSIM COMO A PRÓPRIA FORMAÇÃO DOCENTE NA GRADUAÇÃO DE FORMA ONLINE, ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE ENSINO E DOS ESTÁGIOS QUE TAMBÉM OCORREM DE MANEIRA LIMITADA QUANDO COMPARADAS AO ENSINO PRESENCIAL. O TRABALHO DESENVOLVIDO NOS PERMITE CONCLUIR QUE, PELO PONTO DE VISTA DOS SUJEITOS DA PESQUISA, ESTE MODELO DE ENSINO NÃO É EFICAZ PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MAS QUE PODE SER UTILIZADO COMO UM COMPLEMENTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRESENCIAL. DEVEMOS CONTINUAR A UTILIZAR AS FERRAMENTAS E METODOLOGIAS QUE SUSTENTAM O ENSINO REMOTO, PORÉM DE MODO AUXILIAR ÀS PRÁTICAS PRESENCIAIS, TENDO EM VISTA QUE AS METODOLOGIAS DO ENSINO REMOTO SERÃO INFLUÊNCIAS DURANTE O RETORNO DO ENSINO PRESENCIAL. ESSA CONSEQUÊNCIA É DECORRENTE DA PANDEMIA QUE MARCA A HISTÓRIA DO ENSINO NO BRASIL E NO MUNDO.

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