A PRINCIPAL IMPORTÂNCIA DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA É RESSALTAR A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO DURANTE O ENSINO REMOTO, VISTO SUAS FUNÇÕES, FORMA DE UTILIZAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS QUE PARTICIPAM DE FORMA REMOTA DESSA PRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL LEÓNIDAS GONÇALVES DUARTE LOCALIZADA NO MUNICÍPIO ARAGUATINS TO, EM DUAS TURMAS: 7º ANO 03 E 8º ANO 01, APLICADOS POR DOIS RESIDENTES DURANTE SUA REGÊNCIA NO MÓDULO II DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS PUBLICAÇÕES DE VÍDEOS ACONTECIAM ATRAVÉS DE UMA REDE SOCIAL (WHATSAPP) COM O INTUITO DE FACILITAR O ACESSO AS INFORMAÇÕES, ASSIM AUXILIANDO NA RESOLUÇÃO DOS ROTEIROS ELABORADOS E ENCAMINHADOS AO ESTUDANTE, PARA QUE PRODUZAM SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. DE ACORDO COM ANÁLISE DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUE FORAM DEVOLVIDOS, AS RESPOSTAS FORAM SATISFATÓRIAS E FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A METODOLOGIA ABORDADA NESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA FOI POSITIVA. FOI NOTÓRIO A PARTICIPAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO PRODUZIDO, SENDO ASSIM SIGNIFICATIVO PARA SANAR AS DÚVIDAS DOS ALUNOS. CONCLUI-SE QUE A IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO E COMPREENSIVO PARA A RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES ASSÍNCRONAS.