Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: A LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA APLICADA À ASTRONOMIA.

Palavra-chaves: FÍSICA, ASTRONOMIA, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TIC Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84807
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 852
    "inscrito_id" => 2665
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: A LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA APLICADA À ASTRONOMIA."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM COM REFERENCIAL METODOLÓGICO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE FORAM DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO ENSINO REMOTO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA - (PIBID), UMA AULA E UM EXPERIMENTO CASEIRO, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VISANDO À INTERDISCIPLINARIDADE DAS ÁREAS DA FÍSICA, MATEMÁTICA E ASTRONOMIA. OS RESULTADOS OBTIDOS, APÓS A APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO PARA OS ALUNOS, FORAM SIGNIFICATIVOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO GOOGLE ENVIADO AOS ALUNOS AO FINAL DA AULA PREVIAMENTE PREPARADA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE 90,5% DOS ALUNOS, MOSTRARAM INTERESSE NO MODELO DE AULA E EXPERIMENTO MINISTRADOS, E 81% DOS ALUNOS NÃO TIVERAM DIFICULDADES PARA ENTENDER O CONTEÚDO APRESENTADO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, ASTRONOMIA, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2665_19112021231542.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA RIBEIRO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaeladealmeida.fisica@g"
    "autor_ies" => "IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84807
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 852
    "inscrito_id" => 2665
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: A LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA APLICADA À ASTRONOMIA."
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM COM REFERENCIAL METODOLÓGICO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE FORAM DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO ENSINO REMOTO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA - (PIBID), UMA AULA E UM EXPERIMENTO CASEIRO, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VISANDO À INTERDISCIPLINARIDADE DAS ÁREAS DA FÍSICA, MATEMÁTICA E ASTRONOMIA. OS RESULTADOS OBTIDOS, APÓS A APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO PARA OS ALUNOS, FORAM SIGNIFICATIVOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO GOOGLE ENVIADO AOS ALUNOS AO FINAL DA AULA PREVIAMENTE PREPARADA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE 90,5% DOS ALUNOS, MOSTRARAM INTERESSE NO MODELO DE AULA E EXPERIMENTO MINISTRADOS, E 81% DOS ALUNOS NÃO TIVERAM DIFICULDADES PARA ENTENDER O CONTEÚDO APRESENTADO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, ASTRONOMIA, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2665_19112021231542.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA RIBEIRO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaeladealmeida.fisica@g"
    "autor_ies" => "IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM COM REFERENCIAL METODOLÓGICO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE FORAM DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DO ENSINO REMOTO, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA - (PIBID), UMA AULA E UM EXPERIMENTO CASEIRO, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VISANDO À INTERDISCIPLINARIDADE DAS ÁREAS DA FÍSICA, MATEMÁTICA E ASTRONOMIA. OS RESULTADOS OBTIDOS, APÓS A APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO PARA OS ALUNOS, FORAM SIGNIFICATIVOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO GOOGLE ENVIADO AOS ALUNOS AO FINAL DA AULA PREVIAMENTE PREPARADA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE 90,5% DOS ALUNOS, MOSTRARAM INTERESSE NO MODELO DE AULA E EXPERIMENTO MINISTRADOS, E 81% DOS ALUNOS NÃO TIVERAM DIFICULDADES PARA ENTENDER O CONTEÚDO APRESENTADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.