ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DO SUBPROJETO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. NESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA FORAM LEVANTADOS DADOS RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPLEMENTARES NO ENSINO REMOTO DE FÍSICA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. OS PARTICIPANTES FORAM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL LOCALIZADA EM CURITIBA, PARANÁ. APÓS DIÁLOGOS COM O PROFESSOR SUPERVISOR E TENDO EM VISTA QUE O TEMA A SER ABORDADO DEVERIA SER CINEMÁTICA, O JOGO ESCOLHIDO PARA SER UTILIZADO COM OS ALUNOS FOI O DRIVER SIMULATOR DO LAUNCHER ROBLOX. A ESCOLHA SE DEU PORQUE ESSE JOGO PERMITE COLETAR DADOS CINEMÁTICOS, TAIS COMO, ESPAÇO PERCORRIDO, VELOCIDADE E TEMPO. AO MESMO TEMPO QUE JOGAVAM, OS ALUNOS COLETARAM DADOS PARA POSTERIOR REFLEXÃO E ANÁLISES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS AUMENTOU SOBREMANEIRA DURANTE OS MOMENTOS DE JOGO, MAS, POR OUTRO LADO, MUITOS ALUNOS DEIXARAM DE ENTREGAR AS ATIVIDADES SOLICITADAS. ISSO LEVOU O GRUPO DE PIBIDIANOS E O PROFESSOR SUPERVISOR A REFLETIREM SOBRE OS REAIS OBJETIVOS DE PROPOR ATIVIDADES COM JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA.