EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA GRANDE
QUANTIA DE CONTAMINAÇÕES RAPIDAMENTE, FOI NECESSÁRIO O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL DE
TODA A POPULAÇÃO MUNDIAL (OPAS, 2020), AFETANDO TODOS OS SETORES E ATÉ MESMO AS ESCOLAS, ESTAS
PASSARAM A TRABALHAR COM AULAS REMOTAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS. COM
ESSA GRANDE MUDANÇA EXIGIDA PELO ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE
ADAPTAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIGAS PARA O MUNDO ONLINE. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM POR
OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, COM ÊNFASE EM FILMES,
RELACIONADOS À CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ATRAVÉS DAS AULAS
REMOTAS. PARTINDO DESSE CONTEXTO, OS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO
BIOLOGIA, ENFRENTARAM O DESAFIO DE SE INSERIR NESTE PERÍODO UTILIZANDO FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS.
AS ATIVIDADES OCORRERAM EM UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PR,
NO QUAL AS REGÊNCIAS ACONTECERAM NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL II) E
BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO), E TODO TIPO DE PARTICIPAÇÃO E INTERVENÇÃO FORAM REALIZADAS EM
AMBIENTE VIRTUAL. A INCLUSÃO DE FILMES PODE TRAZER GRANDES CONHECIMENTOS AOS ALUNOS, ALÉM DE
PROPORCIONAR A LIBERDADE DE ANÁLISE E PENSAR DE MODO CRÍTICO, COM ISSO APRENDENDO DE MODO
LÚDICO, DESENVOLVENDO DIVERSOS CONHECIMENTOS E A LIBERDADE COMO SER SOCIAL E PENSANTE
(KNECHTEL, 2008). DESTACA- SE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA ESTABELECER
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, POIS O USO DE
RECURSOS AUDIOVISUAIS PODE TRAZER DIVERSAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCATIVO (BERGMANN;
SAMS, 2018), POSSIBILITANDO ALTERNATIVAS NO ENVOLVIMENTO E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO
ALUNO (SILVA, 2012). DIANTE DESTES FATOS E PARA A COMPREENSÃO DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS
EM SALA DE AULA, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM O
INTUITO DE OBTER RESPOSTAS RELACIONADAS AO USO DE FILMES PARA MEDIAR O CONHECIMENTO SOBRE À
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O QUESTIONÁRIO ERA COMPOSTO POR OITO
PERGUNTAS SOBRE O TEMA EM QUESTÃO, RELACIONANDO QUESTÕES QUE PODERIAM CONTRIBUIR COM OS
CONTEÚDOS SOBRE A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, ALGUNS FILMES COMO BEE MOVIE, OS SEM FLORESTAS,
O LORAX, WALL E, CRIANDO ASAS, FORAM MENCIONADOS NO QUESTIONÁRIO COMO EXIBIÇÕES
AUDIOVISUAIS QUE PODERIAM ABORDAR. TAL ESTRATÉGIA TEM COMO FINALIDADE ACRESCENTAR AÇÕES QUE
VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM
O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE, MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE
ESTEJA EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA. FORAM CONSIDERADOS PARA ESTA EXPERIÊNCIA OS ASPECTOS
TEÓRICOS QUE ENGLOBAM O USO DE TECNOLOGIAS COMO MÍDIAS DIGITAIS, SENDO FERRAMENTAS QUE PODEM
AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, INSTIGANDO O ALUNO A BUSCAR O CONHECIMENTO SOBRE
O TEMA ABORDADO. AO UTILIZAR FERRAMENTAS COMO O USO DE FILMES PARA FALAR SOBRE A CONSERVAÇÃO
DA NATUREZA, O PROFESSOR PRECISA BUSCAR FORMAS DE CONTEXTUALIZAR AS METODOLOGIAS ESCOLHIDAS
PARA ABRIR ESPAÇOS QUE LEVEM O ALUNO A COMPREENDER A REALIDADE EM QUE ELE VIVE, DENTRO DE SEU
CONTEXTO SOCIAL E O AMBIENTE EM QUE ELE ESTÁ INSERIDO, O PAPEL DAS ESCOLAS E DO PROFESSOR COMO
MEDIADOR DO CONHECIMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA SENSIBILIZAÇÃO, TRAZENDO PARA O ALUNO A
FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, DEMONSTRANDO O SEU DEVER EM RELAÇÃO AO CUIDADO COM A
NATUREZA, INCENTIVANDO COM AÇÕES QUE VISEM A CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS, E UMA
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO FRENTE A NATUREZA (KIEREPKA, 2019). A TECNOLOGIA VEM OCUPANDO
CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE, TORNANDO-SE ESSENCIAL NA VIDA DE TODOS, E ATÉ
MESMO PARA O PROFESSOR NA MEDICAÇÃO DO CONHECIMENTO, REFORMULANDO O ENSINO TRADICIONAL.
TRAZENDO MULTIMÍDIAS COM ILUSTRAÇÕES E IMAGENS QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM, ESTARÁ COLABORANDO COM AÇÕES QUE VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO
COMPORTAMENTO DO ALUNO PARA OS CUIDADOS COM O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE,
MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE PODE ESTAR EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA
(AÑEZ, 2017). DENTRE AS RESPOSTAS EXISTEM RELATOS SOBRE COMO A INTERAÇÃO COM FILMES EM AULAS
DE CIÊNCIAS PODE GERAR DEBATES, DESPERTAR OLHARES. AS ATIVIDADES LÚDICAS PODEM SER ESSENCIAIS
NA EFETIVAÇÃO DO APRENDIZADO, AUXILIANDO AO ESPECTADOR NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA
DINÂMICA SOBRE UMA PERCEPÇÃO DO MUNDO AO SEU REDOR. O USO DE MULTIMÍDIAS PODE AUXILIAR NO
PROCESSO QUE EXPLORA A CRIATIVIDADE E DIVERSOS CONHECIMENTOS. DISTINTAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
PODEM AMPLIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MAS TAMBÉM PODEM AUXILIAR EM UMA QUALIDADE DE
VIDA MELHOR (PAZZINI, 2013). AO REALIZAR O TRABALHO E ANALISANDO AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES
MEDIANTE AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
COMO O USO DE FILMES NA SALA DE AULA PODE SER UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CAPAZ DE PROMOVER
UM ENSINO DIFERENCIADO TECENDO RELAÇÕES ENTRE A TEORIA COM A PRÁTICA. O USO DE FILMES COMO
RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, PODE INSTIGAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E AMPLIAR DISCUSSÕES ACERCA
DE DETERMINADAS SITUAÇÕES, BEM COMO DESPERTAR O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE AS
REPRESENTAÇÕES QUE A MÍDIA TRAZ PARA A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.