ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA
APLICAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO. ASSIM, ACREDITA-SE
QUE A TEMÁTICA DA SECA É RELEVANTE E UMA PROBLEMÁTICA BASTANTE RECORRENTE NA VIDA DOS
ESTUDANTES SERTANEJOS, E POR ISSO, PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO ACERCA
DA ESCASSEZ HÍDRICA, PERMITINDO COMPREENDER QUE APESAR DE SER TÍPICO AO BIOMA DA CAATINGA,
FATORES EXTERNOS, COMO AS QUEIMADAS E DESMATAMENTOS, POR EXEMPLO, ACELERAM A SECA E NO CICLO
DE CHUVAS, FAVORECEM A SECA DE AÇUDES, RIOS, RIACHOS, ETC. BUSCANDO ASSIM, EXTRAPOLAR UM
COMODISMO PARA O QUE PARECE SER NATURAL, FAZENDO PENSAR PARA ALÉM DO QUE APARENTEMENTE JÁ É
SABIDO. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, APLICADA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE
UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SERRA TALHADA, NOS CONTEXTOS DAS ATIVIDADES DO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NÚCLEO DE QUÍMICA. A FERRAMENTA DE
COLETA DE DADOS FOI A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA REMOTA. OS NOSSOS RESULTADOS
APONTAM QUE, DE ACORDO COM OS ESTUDANTES A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO
NORDESTINO ATRELADAS A DISCIPLINA DE QUÍMICA TROUXERAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, À MEDIDA QUE
PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES COMPREENDEREM E RELACIONAREM ASSUNTOS INTERDISCIPLINARES
INTEGRADOS ÀS QSCS VISTAS EM SALA DE AULA.