O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO USO DE
DUAS FERRAMENTAS DIGITAIS, O INSTAGRAM E O PADLET, NO ENSINO DA LITERATURA CEARENSE, NO CONTEXTO DE
AULAS REMOTAS. TAL RELATO É ADVINDO DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA (PIBID), APROVADO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS UMIRIM, O QUE
RESULTOU EM UM PROJETO APLICADO EM UMA ESCOLA LOCAL DE ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA TEM UM CUNHO
DE PESQUISA-AÇÃO EDUCACIONAL (LEWIN, 1946), A PARTIR DA QUAL AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS SÃO MEDIADAS
POR MEIO DE CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE OUTROS AUTORES SOBRE O TEMA. DE ACORDO COM OS RESULTADOS
OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM E DO PADLET COLABOROU, DE FORMA EFICIENTE, PARA A
CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS EDUCATIVOS MAIS ATRAENTES, CAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A
PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPOSTA, O QUE AMENIZOU O CENÁRIO DE
DISTANCIAMENTO OCASIONADO PELO ENSINO REMOTO.