RESUMO: PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DEIXADAS PELO ENSINO TRADICIONAL, OS ESTUDIOSOS VÊM BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS COMO FORMA DE FACILITAR E AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, VALORIZANDO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICO PEDAGÓGICOS. TENDO EM VISTA ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE COLORIR IMAGENS COMO UM RECURSO DIDÁTICO EM METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), QUE ACONTECEU NA ESCOLA ESTADUAL LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE NA TURMA DO 8º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PRP, FOI TRABALHADO ESTE RECURSO DIDÁTICO JUNTAMENTE COM O ROTEIRO DE ESTUDO DOS ALUNOS, NO QUAL, AO FINAL DE QUINZE DIAS, QUE FOI O PERÍODO DADO PARA OS ESTUDANTES RESPONDEREM O ROTEIRO, ELES TIVERAM QUE ENTREGAR A ATIVIDADE NA ESCOLA. TODOS ELES CONSEGUIRAM CONCLUIR A ATIVIDADE, E APÓS A CORREÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES, FOI CONSTATADO QUE TODOS CONSEGUIRAM COLORIR CORRETAMENTE AS IMAGENS DA PRANCHA. POR FIM, FAZ-SE NECESSÁRIO ENFATIZAR QUE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM PROPORCIONADO EXPERIÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS NO ESTÁGIO, VISANDO PERMITIR O CONTATO PRÉVIO COM A SALA DE AULA E A APRIMORAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA GRADUAÇÃO.