ESTE RELATO TRADUZ EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS MEDIANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ATUAÇÃO NO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA - FEIRA DE SANTANA, ENQUANTO ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA. O PROGRAMA EM QUESTÃO CARACTERIZA-SE COMO UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO QUE OBJETIVA APROXIMAR OS GRADUANDOS DAS DEMANDAS DO AMBIENTE ESCOLAR EM TODAS AS SUAS NUANCES. O CENTRO JUVENIL É UMA INICIATIVA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR, DIVERSIFICAÇÃO DO CURRÍCULO E AMPLIAÇÃO DE JORNADA DO ESTUDANTE. AS AÇÕES NO CJCC CONCRETIZARAM-SE EM FORMATO DE ATIVIDADES LIVRES E OFICINAS, METODOLOGIA ADOTADA PELA INSTITUIÇÃO, COM EMENTA VOLTADA PARA O AUTOCUIDADO, SUBSIDIADO PELOS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, REALIZADA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REMOTAMENTE COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. RESSALTAMOS OS DESDOBRAMENTOS POSITIVOS DIANTE DESSA ATUAÇÃO, O QUE NOS PERMITIU AMPLIAR E REALIZAR, TAMBÉM DE FORMA REMOTA, UMA OFICINA PARA PROFESSORES INDÍGENAS DA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA SANTO ANTÔNIO DO PAMBÚ, PERTENCENTES AO POVO TUMBALALÁ. APESAR DA ATIPICIDADE DO CENÁRIO ATUAL DEVIDO A PANDEMIA, SALIENTAMOS QUE ESSE ESPAÇO COM PROFESSORES INDÍGENAS SE TORNOU POSSÍVEL DEVIDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ADEMAIS, DESTACAMOS O ELO EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSIDADE, O ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA, A POTENCIALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE INVESTIR EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PÚBLICAS, VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL.