O ESTUDO TEM COMO TEMA NORTEADOR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ASSIM, O PROJETO TEM POR OBJETIVO GERAL ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DA FIGURA DO PROFISSIONAL COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NUMA RELAÇÃO DIALÉTICA DO EDUCADOR E EDUCANDO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. O ESTUDO TEVE INÍCIO COM UMA TAREFA DE PESQUISA EM GRUPO, PROPOSTA NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE MAIO DE 2021 PROCURA INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. A REVISÃO FOI FEITA EM LIVROS E PERIÓDICOS INDEXADOS NA BASE DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO E SCIELO, APRESENTANDO AUTORES COMO: MUNANGA (2005), SOUZA; PAIVA (2013) E WALLON (2010) ENTRE OUTROS RENOMADOS TEÓRICOS. REFERENCIAL TEÓRICO A PRÓPRIA LITERATURA INFANTIL É UM CAMPO EFICAZ PARA CRIAR ESTEREÓTIPOS E PADRÕES, ASSIM, A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SERIA CAPAZ DE OFERECER A POSSIBILIDADE DE PROVOCAR MUDANÇAS NO EDUCANDO E EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. LOGO, A AFETIVIDADE TORNA-SE ESSENCIAL PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA. RESULTADOS PARCIAIS ESPERA-SE RESULTADOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES RECÍPROCAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES COM BASE NA SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO, IDENTIDADE, TOLERÂNCIA E ACEITAÇÃO ACERCA DA DIVERSIDADE. PORTANTO, SERÁ PLAUSÍVEL DISCUTIR IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, COMO UM MEIO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NOS EDUCANDOS PARA UMA APRENDIZAGEM PROFUNDA PERMEADA NAS DIFERENÇAS E PARA DIVERSIDADE.