A PANDEMIA DO COVID-19 TROUXE GRANDES DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO, FAZENDO COM QUE TODOS PRECISASSEM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE SEM QUE HOUVESSE UM PREPARO PRÉVIO DE PROFESSORES E ALUNOS. ASSIM, SURGIRAM MUITOS OBSTÁCULOS COMO: FALTA DE FERRAMENTAS ADEQUADAS (CELULAR, TABLET, COMPUTADOR, TELEVISÃO, ETC), DIFICULDADE DE ACESSO A INTERNET, ALÉM DA DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS MÍDIAS DIGITAIS POR AMBAS AS PARTES. EM MEIO A ESTE CONTEXTO CONTURBADO, TEVE INÍCIO EM TODO O BRASIL O EDITAL 2020 DO PIBID E OS ACADÊMICOS PRECISARAM SE EMPENHAR NO DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PIBID REMOTO DA HISTÓRIA. COM O INTUITO DE INVESTIGAR AS ANGÚSTIAS E INQUIETAÇÕES DESTE PROCESSO E SEUS REFLEXOS NOS LICENCIANDOS DA UNIFAL-MG FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS AOS BOLSISTAS DO PIBID. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 45,8% DOS PIBIDIANOS SENTIRAM-SE DESAFIADOS ENQUANTO 29,2% SENTIRAM-SE PREOCUPADOS E 18,2% DESANIMADOS COM O INÍCIO DO MODELO REMOTO. AS REDES SOCIAIS FORAM APRESENTADAS COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR O CONTEÚDO MINISTRADO. NO ENTANTO, MAIS DE 60% DOS PIBIDIANOS RELATARAM DIFICULDADE DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE FORMA SÍNCRONA E 62% DEFINIRAM A AULA SÍNCRONA COMO UM MOMENTO DE POUCA INTERAÇÃO COM CÂMERAS FECHADAS. APESAR DE 66% RELATAREM QUE O DISTANCIAMENTO SOCIAL PREJUDICOU SUA FORMAÇÃO DOCENTE, 70,8% DESTACARAM AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COMO MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR NO PIBID E 54% RELATARAM ESTAREM SATISFEITOS COM OS RESULTADOS DO PIBID REMOTO. ESTES DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESMO EM UM PERÍODO TÃO DELICADO DA EDUCAÇÃO.