A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E PROJETOS EDUCATIVOS VISANDO À CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DO PAPEL DO HOMEM NESSE PROCESSO IMPULSIONOU UMA PROPOSTA DE REGÊNCIA DENTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COM FOCO NA QUESTÃO HÍDRICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO DOS ALUNOS, FAZENDO UM RECORTE A RESPEITO DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA. O ARTIGO RELATA A EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES NO PERCURSO DE PLANEJAMENTO À APLICAÇÃO DA REGÊNCIA, QUE FOI ELABORADA VISANDO UMA METODOLOGIA BASEADA NA CONTEXTUALIZAÇÃO, COM O USO DE RECURSOS DIGITAIS E DIALOGADA, UTILIZANDO DADOS E IMAGENS DE CORPOS D'ÁGUA PRESENTES NO ENTORNO DA ESCOLA CAMPO. APLICADA EM AMBIENTE VIRTUAL, A PROPOSTA PROCUROU TRANSPOR OS ENTRAVES IMPOSTOS PELA PANDEMIA, SENDO CAPAZ DE INTEGRAR OS CONCEITOS ABORDADOS PELO PROFESSOR PRECEPTOR, OS CONHECIMENTOS DE SENSO COMUM DOS ALUNOS E OS NOVOS CONCEITOS APRESENTADOS. DURANTE A AULA HOUVE GRANDE INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES E RESIDENTES E VERIFICOU-SE QUE A PROPOSTA POSSIBILITOU AOS ALUNOS DESENVOLVER A CAPACIDADE DE REFLETIR E CORRELACIONAR OS CONCEITOS APRESENTADOS À SUA REALIDADE, BEM COMO COMPREENDER E QUESTIONAR OS IMPACTOS DA AÇÃO HUMANA NA DEGRADAÇÃO DAS ÁGUAS.