Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

USO DA PEDAGOGIA DO CINEMA COMO MÉTODO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: APRENDENDO ESTEQUIOMETRIA COM A FEITICEIRA ESCARLATE

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DO CINEMA, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID, ARTE, FEITICEIRA ESCARLATE Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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      NO FINAL DO ANO DE 2019 O MUNDO FOI SURPREENDIDO COM A PANDEMIA DE COVID-19, E COMO MEDIDA \r\n
      PARA CONTER A TRANSMISSÃO DO VÍRUS CAUSADOR DA SARS-COV-2, O DISTANCIAMENTO SOCIAL SE TORNOU UMA \r\n
      NECESSIDADE. NO BRASIL O VÍRUS COMEÇOU A SE ESPALHAR EM MARÇO DE 2020, E A EXEMPLO DO QUE JÁ VINHA \r\n
      ACONTECENDO NO MUNDO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ A \r\n
      UNIVERSIDADE. DIANTE DISSO O SISTEMA EDUCACIONAL REQUEREU TRANSFERÊNCIA DE AMBIENTE, DO MODO \r\n
      PRESENCIAL PARA O VIRTUAL, POR CONSEGUINTE, IMPLANTOU-SE NO PAÍS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL –\r\n
      E.R.E. O E.R.E. PROPICIOU MAIOR CONTATO COM AS TECNOLOGIAS POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, DE \r\n
      MANEIRA INDISPENSÁVEL E FREQUENTE, O QUE HISTORIOU UMA CRESCENTE ADESÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA \r\n
      AULAS VIRTUAIS E DE MÉTODOS INOVADORES DE ENSINO. ALGUNS RECURSOS QUE ANTES ERAM UTILIZADOS DE \r\n
      MANEIRA ESPORÁDICA PASSARAM A TER MAIOR DESTAQUE, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TÊM POR FINALIDADE \r\n
      PROMOVER UMA MAIOR MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENTRE TANTOS \r\n
      COMPONENTES ARTÍSTICOS DISPONÍVEIS COMO SUPORTE DIDÁTICO, APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA \r\n
      INOVADORA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ESTUDANTES DURANTE AS AULAS REMOTAS, EM ESPECIAL NAS AULAS DE \r\n
      QUÍMICA, DISCIPLINA QUE REQUER MUITAS VEZES QUE SEUS CONCEITOS SEJAM CONSTRUÍDOS EM UMA PERSPECTIVA \r\n
      ABSTRATA, O QUE PODE SER UM PROCESSO DIFÍCIL QUANDO RESTRITO AO ENSINO TRADICIONAL. HÁ TAMBÉM UMA \r\n
      CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS PERTINENTES AO CINEMA EM LOCAIS EDUCATIVOS, APRESENTANDO-SE COMO DESAFIO \r\n
      PARA OS PRECURSORES DESSA PRÁTICA, EM ESPECIAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, COMO A QUÍMICA. ESTE TRABALHO \r\n
      TEM COMO OBJETIVOS APLICAR A PEDAGOGIA DO CINEMA, ELABORAR UM TEMA DE APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE AO \r\n
      ASSOCIAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS COM O COTIDIANO DOS EDUCANDOS, EVIDENCIAR A RELAÇÃO DA ARTE COM A \r\n
      DISCIPLINA DE QUÍMICA PROMOVENDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO ESTEQUIOMETRIA, BEM COMO, \r\n
      AVALIAR O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PROPOSTO. DE ACORDO COM MOREIRA (2010), OS \r\n
      CONHECIMENTOS PRÉVIOS, CHAMADOS DE SUBSUNÇORES, PODEM SER MODELOS MENTAIS, IDEIAS, REPRESENTAÇÕES \r\n
      SOCIAIS, E TAMBÉM CONCEITOS JÁ EXISTENTES NAS BASES COGNITIVAS DO ALUNO. OS SUBSUNÇORES AO ENTRAR EM \r\n
      CONTATO COM AS NOVAS INFORMAÇÕES, SÃO RESPONSÁVEIS POR EXPANDIR OS SIGNIFICADOS E POR CONFERIR UMA \r\n
      MAIOR ESTABILIDADE COGNITIVA, PORÉM, MAJORITARIAMENTE, O CONHECIMENTO APRESENTADO AOS ESTUDANTES É \r\n
      DESCONECTADO DESSE PROCESSO INTERATIVO. POR ESSA NECESSIDADE DE CONECTAR OS DOIS CONHECIMENTOS DE \r\n
      FORMA NÃO-LITERAL E NÃO-ARBITRÁRIA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SURGE. A ARTE, DE ACORDO COM \r\n
      NAPOLITANO, É UM DOS MEIOS NÃO-TRADICIONAIS E NÃO-LITERAIS DE ELUCIDAÇÃO, E, EM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS \r\n
      HÁ UMA UNIÃO ENTRE CULTURA, ESTÉTICA, ENTRETENIMENTO, IDEOLOGIA, COTIDIANO, E POR ISSO, ENCAIXAR O CINEMA \r\n
      COMO COMPONENTE AO APRESENTAR A GRADE CURRICULAR, AGREGA VALORES ALÉM DA PRÓPRIA ILUSTRAÇÃO E \r\n
      CONTEÚDO. NESSE SENTIDO SURGE A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENOMINADA ASSIM POR BORGES (2008), TENDO \r\n
      COMO PROPOSTA PROMOVER EXPERIÊNCIAS RELATIVAS AO CINEMA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E QUE TRATEM A \r\n
      ESCOLA COMO UM LÓCUS DE APRENDIZAGEM EMANCIPADORA. PORTANTO, UTILIZAR O CINEMA COMO \r\n
      ALICERCE, AO CONECTAR O COTIDIANO DOS ALUNOS É APLICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E ALÉM DISSO, \r\n
      TAMBÉM É CONSIDERAR O ALUNO COMO CONSTRUTOR DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE ESTIMULA O SENSO CRÍTICO E A VISÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE. ESTA PESQUISA-AÇÃO QUALI-QUANTITATIVA APLICADA FOI \r\n
      DESENVOLVIDA POR BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO NÚCLEO DE QUÍMICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL \r\n
      DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID, EM PARCERIA COM A E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM \r\n
      FORTALEZA, CEARÁ. COMO ARTIFÍCIO DE APELO VISUAL, ELABOROU-SE UMA APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE, PELA \r\n
      PLATAFORMA DE DESENHO CANVA, ABORDANDO O CONTEÚDO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO ASSOCIADO A \r\n
      PERSONAGEM FEITICEIRA ESCARLATE, DA MARVEL. A RELAÇÃO ENTRE A OBRA ARTÍSTICA E A DISCIPLINA DE QUÍMICA \r\n
      É MARCADA PELOS PODERES DA HEROÍNA. A FEITICEIRA ESCARLATE TEM PODERES DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA, \r\n
      REALIZANDO REAÇÕES DE COMBUSTÃO E CORROSÃO DOS METAIS, REAIS FORA DO CONTEXTO DOS QUADRINHOS E ÚTEIS \r\n
      PARA CONDUZIR A EXPLICAÇÃO DE BALANCEAMENTO DE REAÇÕES E ESTEQUIOMETRIA. O MATERIAL PRODUZIDO FOI \r\n
      APLICADO EM TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, CUJA PROFESSORA TITULAR ATUA COMO SUPERVISORA DO \r\n
      NÚCLEO DE QUÍMICA DO PIBID/UECE NA ESCOLA. AS AULAS, COM DURAÇÃO DE 40 MINUTOS, OCORRERAM APÓS \r\n
      O RETORNO PRESENCIAL COM TODOS OS SUJEITOS DA PESQUISA, BIDS, ESTUDANTES DA ESCOLA E PROFESSORAS \r\n
      DEVIDAMENTE IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19. PARA ATENDER AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA, CADA TURMA \r\n
      PODE CONTER NO MÁXIMO 20 ALUNOS, DESSE MODO E CONSIDERANDO QUE OS ESTUDANTES AINDA ESTÃO \r\n
      RETORNANDO AOS POUCOS A ROTINA DAS AULAS PRESENCIAIS, PARTICIPARAM DA PESQUISA, UM TOTAL DE 57 ALUNOS. \r\n
      PARA AVALIAR A ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA METODOLOGIA UTILIZADA, FOI APLICADO AO FINAL DAS \r\n
      AULAS, UM QUESTIONÁRIO DE RESPOSTA PSICOMÉTRICA CONTENDO 5 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLA DE ACORDO COM \r\n
      A ESCALA LIKERT CONSIDERANDO O NÍVEL DE CONCORDÂNCIA DAS AFIRMAÇÕES, DE 1 A 5, SENDO 1 PARA DISCORDO \r\n
      TOTALMENTE E 5 PARA CONCORDO TOTALMENTE. O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO EM SLIDES APRESENTOU-SE \r\n
      VISUALMENTE ATRATIVO, DE ASPECTO LÚDICO E VERSÁTIL, UMA VEZ QUE O MESMO PODE SER UTILIZADO PELA \r\n
      PROFESSORA DA ESCOLA, E POR OUTROS PROFESSORES DE QUÍMICA, SENDO POSSÍVEL ESTABELECER RELAÇÃO COM \r\n
      OUTROS CONTEÚDOS DA QUÍMICA. AS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EVIDENCIARAM A AVALIAÇÃO POSITIVA ACERCA DA \r\n
      EXPERIÊNCIA GERAL EM TODAS AS TURMAS. COM RELAÇÃO AO INTERESSE NA AULA OCASIONADO PELA ABORDAGEM \r\n
      COM A REFERÊNCIA ARTÍSTICA, 52,6% CONCORDARAM TOTALMENTE E EM 24,6% CONCORDARAM PARCIALMENTE. \r\n
      VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DA DISCIPLINA FOI BEM RELACIONADO COM A PERSONAGEM PARA 54,4% DOS \r\n
      INDIVÍDUOS E PARCIALMENTE PARA 28,1%. O MATERIAL FUNCIONOU COMO MEIO DE COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, \r\n
      PARA 54,6% DOS ALUNOS E PARCIALMENTE PARA 36,8%. A RESPEITO DA POPULARIDADE DA OBRA, 54,6% MOSTROU \r\n
      QUE JÁ CONHECIA A OBRA. NOTOU-SE, QUE 83,3% DOS INDIVÍDUOS QUE DESCONHECIAM A OBRA UTILIZADA \r\n
      APRESENTARAM INTERESSE NEUTRO, INDICANDO QUE A RELAÇÃO ENTRE A POPULARIDADE DE UMA OBRA E O INTERESSE \r\n
      POR UMA AULA QUE ASSOCIA ESSA OBRA AO CONTEÚDO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS. COM ESSA PESQUISA, \r\n
      VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE ORGANIZAR AS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS EXISTENTES DE ACORDO COM A SUA\r\n
      FUNÇÃO ÚTIL À QUÍMICA, COM CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA, CONSIDERANDO FATORES COMO O PÚBLICO ALVO, PELA \r\n
      DIFERENÇA DAS GERAÇÕES E SUAS PREFERÊNCIAS. É POSSÍVEL APLICAR OUTROS TIPOS DE REFERÊNCIAS ARTÍSTICAS E \r\n
      CULTURAIS, ENCAIXAR AS OBRAS DISPONÍVEIS EM QUALQUER COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, E ENTÃO \r\n
      FACILITAR O ACESSO A ESSE MATERIAL AOS PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DO ENSINO SUPERIOR, \r\n
      PROMOVENDO UMA DIVULGAÇÃO DA PEDAGOGIA DO CINEMA. MESMO CONSIDERANDO QUE O USO DE ELEMENTOS \r\n
      CULTURAIS PODE SER ALGUMAS VEZES VISTO COMO DE MENOR IMPORTÂNCIA QUANDO COMPARADO AOS ASPECTOS \r\n
      TEÓRICOS, O PRESENTE ESTUDA RESSALTA QUE É POSSÍVEL UTILIZAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS ENVOLVENDO O \r\n
      CONTEÚDO DE QUÍMICA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA CIÊNCIA.
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      DESCONECTADO DESSE PROCESSO INTERATIVO. POR ESSA NECESSIDADE DE CONECTAR OS DOIS CONHECIMENTOS DE \r\n
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      COMO PROPOSTA PROMOVER EXPERIÊNCIAS RELATIVAS AO CINEMA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E QUE TRATEM A \r\n
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      TAMBÉM É CONSIDERAR O ALUNO COMO CONSTRUTOR DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE ESTIMULA O SENSO CRÍTICO E A VISÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE. ESTA PESQUISA-AÇÃO QUALI-QUANTITATIVA APLICADA FOI \r\n
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      NÚCLEO DE QUÍMICA DO PIBID/UECE NA ESCOLA. AS AULAS, COM DURAÇÃO DE 40 MINUTOS, OCORRERAM APÓS \r\n
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      PODE CONTER NO MÁXIMO 20 ALUNOS, DESSE MODO E CONSIDERANDO QUE OS ESTUDANTES AINDA ESTÃO \r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO FINAL DO ANO DE 2019 O MUNDO FOI SURPREENDIDO COM A PANDEMIA DE COVID-19, E COMO MEDIDA PARA CONTER A TRANSMISSÃO DO VÍRUS CAUSADOR DA SARS-COV-2, O DISTANCIAMENTO SOCIAL SE TORNOU UMA NECESSIDADE. NO BRASIL O VÍRUS COMEÇOU A SE ESPALHAR EM MARÇO DE 2020, E A EXEMPLO DO QUE JÁ VINHA ACONTECENDO NO MUNDO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ A UNIVERSIDADE. DIANTE DISSO O SISTEMA EDUCACIONAL REQUEREU TRANSFERÊNCIA DE AMBIENTE, DO MODO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL, POR CONSEGUINTE, IMPLANTOU-SE NO PAÍS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL – E.R.E. O E.R.E. PROPICIOU MAIOR CONTATO COM AS TECNOLOGIAS POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, DE MANEIRA INDISPENSÁVEL E FREQUENTE, O QUE HISTORIOU UMA CRESCENTE ADESÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA AULAS VIRTUAIS E DE MÉTODOS INOVADORES DE ENSINO. ALGUNS RECURSOS QUE ANTES ERAM UTILIZADOS DE MANEIRA ESPORÁDICA PASSARAM A TER MAIOR DESTAQUE, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TÊM POR FINALIDADE PROMOVER UMA MAIOR MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENTRE TANTOS COMPONENTES ARTÍSTICOS DISPONÍVEIS COMO SUPORTE DIDÁTICO, APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA INOVADORA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ESTUDANTES DURANTE AS AULAS REMOTAS, EM ESPECIAL NAS AULAS DE QUÍMICA, DISCIPLINA QUE REQUER MUITAS VEZES QUE SEUS CONCEITOS SEJAM CONSTRUÍDOS EM UMA PERSPECTIVA ABSTRATA, O QUE PODE SER UM PROCESSO DIFÍCIL QUANDO RESTRITO AO ENSINO TRADICIONAL. HÁ TAMBÉM UMA CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS PERTINENTES AO CINEMA EM LOCAIS EDUCATIVOS, APRESENTANDO-SE COMO DESAFIO PARA OS PRECURSORES DESSA PRÁTICA, EM ESPECIAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, COMO A QUÍMICA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS APLICAR A PEDAGOGIA DO CINEMA, ELABORAR UM TEMA DE APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE AO ASSOCIAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS COM O COTIDIANO DOS EDUCANDOS, EVIDENCIAR A RELAÇÃO DA ARTE COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA PROMOVENDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO ESTEQUIOMETRIA, BEM COMO, AVALIAR O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PROPOSTO. DE ACORDO COM MOREIRA (2010), OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, CHAMADOS DE SUBSUNÇORES, PODEM SER MODELOS MENTAIS, IDEIAS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, E TAMBÉM CONCEITOS JÁ EXISTENTES NAS BASES COGNITIVAS DO ALUNO. OS SUBSUNÇORES AO ENTRAR EM CONTATO COM AS NOVAS INFORMAÇÕES, SÃO RESPONSÁVEIS POR EXPANDIR OS SIGNIFICADOS E POR CONFERIR UMA MAIOR ESTABILIDADE COGNITIVA, PORÉM, MAJORITARIAMENTE, O CONHECIMENTO APRESENTADO AOS ESTUDANTES É DESCONECTADO DESSE PROCESSO INTERATIVO. POR ESSA NECESSIDADE DE CONECTAR OS DOIS CONHECIMENTOS DE FORMA NÃO-LITERAL E NÃO-ARBITRÁRIA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SURGE. A ARTE, DE ACORDO COM NAPOLITANO, É UM DOS MEIOS NÃO-TRADICIONAIS E NÃO-LITERAIS DE ELUCIDAÇÃO, E, EM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS HÁ UMA UNIÃO ENTRE CULTURA, ESTÉTICA, ENTRETENIMENTO, IDEOLOGIA, COTIDIANO, E POR ISSO, ENCAIXAR O CINEMA COMO COMPONENTE AO APRESENTAR A GRADE CURRICULAR, AGREGA VALORES ALÉM DA PRÓPRIA ILUSTRAÇÃO E CONTEÚDO. NESSE SENTIDO SURGE A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENOMINADA ASSIM POR BORGES (2008), TENDO COMO PROPOSTA PROMOVER EXPERIÊNCIAS RELATIVAS AO CINEMA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E QUE TRATEM A ESCOLA COMO UM LÓCUS DE APRENDIZAGEM EMANCIPADORA. PORTANTO, UTILIZAR O CINEMA COMO ALICERCE, AO CONECTAR O COTIDIANO DOS ALUNOS É APLICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E ALÉM DISSO, TAMBÉM É CONSIDERAR O ALUNO COMO CONSTRUTOR DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE ESTIMULA O SENSO CRÍTICO E A VISÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE. ESTA PESQUISA-AÇÃO QUALI-QUANTITATIVA APLICADA FOI DESENVOLVIDA POR BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO NÚCLEO DE QUÍMICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID, EM PARCERIA COM A E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM FORTALEZA, CEARÁ. COMO ARTIFÍCIO DE APELO VISUAL, ELABOROU-SE UMA APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE, PELA PLATAFORMA DE DESENHO CANVA, ABORDANDO O CONTEÚDO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO ASSOCIADO A PERSONAGEM FEITICEIRA ESCARLATE, DA MARVEL. A RELAÇÃO ENTRE A OBRA ARTÍSTICA E A DISCIPLINA DE QUÍMICA É MARCADA PELOS PODERES DA HEROÍNA. A FEITICEIRA ESCARLATE TEM PODERES DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA, REALIZANDO REAÇÕES DE COMBUSTÃO E CORROSÃO DOS METAIS, REAIS FORA DO CONTEXTO DOS QUADRINHOS E ÚTEIS PARA CONDUZIR A EXPLICAÇÃO DE BALANCEAMENTO DE REAÇÕES E ESTEQUIOMETRIA. O MATERIAL PRODUZIDO FOI APLICADO EM TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, CUJA PROFESSORA TITULAR ATUA COMO SUPERVISORA DO NÚCLEO DE QUÍMICA DO PIBID/UECE NA ESCOLA. AS AULAS, COM DURAÇÃO DE 40 MINUTOS, OCORRERAM APÓS O RETORNO PRESENCIAL COM TODOS OS SUJEITOS DA PESQUISA, BIDS, ESTUDANTES DA ESCOLA E PROFESSORAS DEVIDAMENTE IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19. PARA ATENDER AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA, CADA TURMA PODE CONTER NO MÁXIMO 20 ALUNOS, DESSE MODO E CONSIDERANDO QUE OS ESTUDANTES AINDA ESTÃO RETORNANDO AOS POUCOS A ROTINA DAS AULAS PRESENCIAIS, PARTICIPARAM DA PESQUISA, UM TOTAL DE 57 ALUNOS. PARA AVALIAR A ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA METODOLOGIA UTILIZADA, FOI APLICADO AO FINAL DAS AULAS, UM QUESTIONÁRIO DE RESPOSTA PSICOMÉTRICA CONTENDO 5 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLA DE ACORDO COM A ESCALA LIKERT CONSIDERANDO O NÍVEL DE CONCORDÂNCIA DAS AFIRMAÇÕES, DE 1 A 5, SENDO 1 PARA DISCORDO TOTALMENTE E 5 PARA CONCORDO TOTALMENTE. O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO EM SLIDES APRESENTOU-SE VISUALMENTE ATRATIVO, DE ASPECTO LÚDICO E VERSÁTIL, UMA VEZ QUE O MESMO PODE SER UTILIZADO PELA PROFESSORA DA ESCOLA, E POR OUTROS PROFESSORES DE QUÍMICA, SENDO POSSÍVEL ESTABELECER RELAÇÃO COM OUTROS CONTEÚDOS DA QUÍMICA. AS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EVIDENCIARAM A AVALIAÇÃO POSITIVA ACERCA DA EXPERIÊNCIA GERAL EM TODAS AS TURMAS. COM RELAÇÃO AO INTERESSE NA AULA OCASIONADO PELA ABORDAGEM COM A REFERÊNCIA ARTÍSTICA, 52,6% CONCORDARAM TOTALMENTE E EM 24,6% CONCORDARAM PARCIALMENTE. VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DA DISCIPLINA FOI BEM RELACIONADO COM A PERSONAGEM PARA 54,4% DOS INDIVÍDUOS E PARCIALMENTE PARA 28,1%. O MATERIAL FUNCIONOU COMO MEIO DE COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, PARA 54,6% DOS ALUNOS E PARCIALMENTE PARA 36,8%. A RESPEITO DA POPULARIDADE DA OBRA, 54,6% MOSTROU QUE JÁ CONHECIA A OBRA. NOTOU-SE, QUE 83,3% DOS INDIVÍDUOS QUE DESCONHECIAM A OBRA UTILIZADA APRESENTARAM INTERESSE NEUTRO, INDICANDO QUE A RELAÇÃO ENTRE A POPULARIDADE DE UMA OBRA E O INTERESSE POR UMA AULA QUE ASSOCIA ESSA OBRA AO CONTEÚDO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS. COM ESSA PESQUISA, VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE ORGANIZAR AS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS EXISTENTES DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO ÚTIL À QUÍMICA, COM CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA, CONSIDERANDO FATORES COMO O PÚBLICO ALVO, PELA DIFERENÇA DAS GERAÇÕES E SUAS PREFERÊNCIAS. É POSSÍVEL APLICAR OUTROS TIPOS DE REFERÊNCIAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS, ENCAIXAR AS OBRAS DISPONÍVEIS EM QUALQUER COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, E ENTÃO FACILITAR O ACESSO A ESSE MATERIAL AOS PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DO ENSINO SUPERIOR, PROMOVENDO UMA DIVULGAÇÃO DA PEDAGOGIA DO CINEMA. MESMO CONSIDERANDO QUE O USO DE ELEMENTOS CULTURAIS PODE SER ALGUMAS VEZES VISTO COMO DE MENOR IMPORTÂNCIA QUANDO COMPARADO AOS ASPECTOS TEÓRICOS, O PRESENTE ESTUDA RESSALTA QUE É POSSÍVEL UTILIZAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE QUÍMICA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA CIÊNCIA.

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