NO FINAL DO ANO DE 2019 O MUNDO FOI SURPREENDIDO COM A PANDEMIA DE COVID-19, E COMO MEDIDA
PARA CONTER A TRANSMISSÃO DO VÍRUS CAUSADOR DA SARS-COV-2, O DISTANCIAMENTO SOCIAL SE TORNOU UMA
NECESSIDADE. NO BRASIL O VÍRUS COMEÇOU A SE ESPALHAR EM MARÇO DE 2020, E A EXEMPLO DO QUE JÁ VINHA
ACONTECENDO NO MUNDO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ A
UNIVERSIDADE. DIANTE DISSO O SISTEMA EDUCACIONAL REQUEREU TRANSFERÊNCIA DE AMBIENTE, DO MODO
PRESENCIAL PARA O VIRTUAL, POR CONSEGUINTE, IMPLANTOU-SE NO PAÍS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL –
E.R.E. O E.R.E. PROPICIOU MAIOR CONTATO COM AS TECNOLOGIAS POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, DE
MANEIRA INDISPENSÁVEL E FREQUENTE, O QUE HISTORIOU UMA CRESCENTE ADESÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA
AULAS VIRTUAIS E DE MÉTODOS INOVADORES DE ENSINO. ALGUNS RECURSOS QUE ANTES ERAM UTILIZADOS DE
MANEIRA ESPORÁDICA PASSARAM A TER MAIOR DESTAQUE, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TÊM POR FINALIDADE
PROMOVER UMA MAIOR MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENTRE TANTOS
COMPONENTES ARTÍSTICOS DISPONÍVEIS COMO SUPORTE DIDÁTICO, APRESENTA-SE COMO UMA ALTERNATIVA
INOVADORA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE ESTUDANTES DURANTE AS AULAS REMOTAS, EM ESPECIAL NAS AULAS DE
QUÍMICA, DISCIPLINA QUE REQUER MUITAS VEZES QUE SEUS CONCEITOS SEJAM CONSTRUÍDOS EM UMA PERSPECTIVA
ABSTRATA, O QUE PODE SER UM PROCESSO DIFÍCIL QUANDO RESTRITO AO ENSINO TRADICIONAL. HÁ TAMBÉM UMA
CARÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS PERTINENTES AO CINEMA EM LOCAIS EDUCATIVOS, APRESENTANDO-SE COMO DESAFIO
PARA OS PRECURSORES DESSA PRÁTICA, EM ESPECIAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, COMO A QUÍMICA. ESTE TRABALHO
TEM COMO OBJETIVOS APLICAR A PEDAGOGIA DO CINEMA, ELABORAR UM TEMA DE APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE AO
ASSOCIAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS COM O COTIDIANO DOS EDUCANDOS, EVIDENCIAR A RELAÇÃO DA ARTE COM A
DISCIPLINA DE QUÍMICA PROMOVENDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO ESTEQUIOMETRIA, BEM COMO,
AVALIAR O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PROPOSTO. DE ACORDO COM MOREIRA (2010), OS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS, CHAMADOS DE SUBSUNÇORES, PODEM SER MODELOS MENTAIS, IDEIAS, REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS, E TAMBÉM CONCEITOS JÁ EXISTENTES NAS BASES COGNITIVAS DO ALUNO. OS SUBSUNÇORES AO ENTRAR EM
CONTATO COM AS NOVAS INFORMAÇÕES, SÃO RESPONSÁVEIS POR EXPANDIR OS SIGNIFICADOS E POR CONFERIR UMA
MAIOR ESTABILIDADE COGNITIVA, PORÉM, MAJORITARIAMENTE, O CONHECIMENTO APRESENTADO AOS ESTUDANTES É
DESCONECTADO DESSE PROCESSO INTERATIVO. POR ESSA NECESSIDADE DE CONECTAR OS DOIS CONHECIMENTOS DE
FORMA NÃO-LITERAL E NÃO-ARBITRÁRIA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SURGE. A ARTE, DE ACORDO COM
NAPOLITANO, É UM DOS MEIOS NÃO-TRADICIONAIS E NÃO-LITERAIS DE ELUCIDAÇÃO, E, EM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS
HÁ UMA UNIÃO ENTRE CULTURA, ESTÉTICA, ENTRETENIMENTO, IDEOLOGIA, COTIDIANO, E POR ISSO, ENCAIXAR O CINEMA
COMO COMPONENTE AO APRESENTAR A GRADE CURRICULAR, AGREGA VALORES ALÉM DA PRÓPRIA ILUSTRAÇÃO E
CONTEÚDO. NESSE SENTIDO SURGE A PEDAGOGIA DO CINEMA, DENOMINADA ASSIM POR BORGES (2008), TENDO
COMO PROPOSTA PROMOVER EXPERIÊNCIAS RELATIVAS AO CINEMA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS E QUE TRATEM A
ESCOLA COMO UM LÓCUS DE APRENDIZAGEM EMANCIPADORA. PORTANTO, UTILIZAR O CINEMA COMO
ALICERCE, AO CONECTAR O COTIDIANO DOS ALUNOS É APLICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E ALÉM DISSO,
TAMBÉM É CONSIDERAR O ALUNO COMO CONSTRUTOR DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE ESTIMULA O SENSO CRÍTICO E A VISÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE. ESTA PESQUISA-AÇÃO QUALI-QUANTITATIVA APLICADA FOI
DESENVOLVIDA POR BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO NÚCLEO DE QUÍMICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID, EM PARCERIA COM A E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM
FORTALEZA, CEARÁ. COMO ARTIFÍCIO DE APELO VISUAL, ELABOROU-SE UMA APRESENTAÇÃO DO TIPO SLIDE, PELA
PLATAFORMA DE DESENHO CANVA, ABORDANDO O CONTEÚDO DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO ASSOCIADO A
PERSONAGEM FEITICEIRA ESCARLATE, DA MARVEL. A RELAÇÃO ENTRE A OBRA ARTÍSTICA E A DISCIPLINA DE QUÍMICA
É MARCADA PELOS PODERES DA HEROÍNA. A FEITICEIRA ESCARLATE TEM PODERES DE TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA,
REALIZANDO REAÇÕES DE COMBUSTÃO E CORROSÃO DOS METAIS, REAIS FORA DO CONTEXTO DOS QUADRINHOS E ÚTEIS
PARA CONDUZIR A EXPLICAÇÃO DE BALANCEAMENTO DE REAÇÕES E ESTEQUIOMETRIA. O MATERIAL PRODUZIDO FOI
APLICADO EM TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, CUJA PROFESSORA TITULAR ATUA COMO SUPERVISORA DO
NÚCLEO DE QUÍMICA DO PIBID/UECE NA ESCOLA. AS AULAS, COM DURAÇÃO DE 40 MINUTOS, OCORRERAM APÓS
O RETORNO PRESENCIAL COM TODOS OS SUJEITOS DA PESQUISA, BIDS, ESTUDANTES DA ESCOLA E PROFESSORAS
DEVIDAMENTE IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19. PARA ATENDER AOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA, CADA TURMA
PODE CONTER NO MÁXIMO 20 ALUNOS, DESSE MODO E CONSIDERANDO QUE OS ESTUDANTES AINDA ESTÃO
RETORNANDO AOS POUCOS A ROTINA DAS AULAS PRESENCIAIS, PARTICIPARAM DA PESQUISA, UM TOTAL DE 57 ALUNOS.
PARA AVALIAR A ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES DA METODOLOGIA UTILIZADA, FOI APLICADO AO FINAL DAS
AULAS, UM QUESTIONÁRIO DE RESPOSTA PSICOMÉTRICA CONTENDO 5 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLA DE ACORDO COM
A ESCALA LIKERT CONSIDERANDO O NÍVEL DE CONCORDÂNCIA DAS AFIRMAÇÕES, DE 1 A 5, SENDO 1 PARA DISCORDO
TOTALMENTE E 5 PARA CONCORDO TOTALMENTE. O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO EM SLIDES APRESENTOU-SE
VISUALMENTE ATRATIVO, DE ASPECTO LÚDICO E VERSÁTIL, UMA VEZ QUE O MESMO PODE SER UTILIZADO PELA
PROFESSORA DA ESCOLA, E POR OUTROS PROFESSORES DE QUÍMICA, SENDO POSSÍVEL ESTABELECER RELAÇÃO COM
OUTROS CONTEÚDOS DA QUÍMICA. AS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EVIDENCIARAM A AVALIAÇÃO POSITIVA ACERCA DA
EXPERIÊNCIA GERAL EM TODAS AS TURMAS. COM RELAÇÃO AO INTERESSE NA AULA OCASIONADO PELA ABORDAGEM
COM A REFERÊNCIA ARTÍSTICA, 52,6% CONCORDARAM TOTALMENTE E EM 24,6% CONCORDARAM PARCIALMENTE.
VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DA DISCIPLINA FOI BEM RELACIONADO COM A PERSONAGEM PARA 54,4% DOS
INDIVÍDUOS E PARCIALMENTE PARA 28,1%. O MATERIAL FUNCIONOU COMO MEIO DE COMPREENSÃO DO CONTEÚDO,
PARA 54,6% DOS ALUNOS E PARCIALMENTE PARA 36,8%. A RESPEITO DA POPULARIDADE DA OBRA, 54,6% MOSTROU
QUE JÁ CONHECIA A OBRA. NOTOU-SE, QUE 83,3% DOS INDIVÍDUOS QUE DESCONHECIAM A OBRA UTILIZADA
APRESENTARAM INTERESSE NEUTRO, INDICANDO QUE A RELAÇÃO ENTRE A POPULARIDADE DE UMA OBRA E O INTERESSE
POR UMA AULA QUE ASSOCIA ESSA OBRA AO CONTEÚDO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS. COM ESSA PESQUISA,
VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE ORGANIZAR AS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS EXISTENTES DE ACORDO COM A SUA
FUNÇÃO ÚTIL À QUÍMICA, COM CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA, CONSIDERANDO FATORES COMO O PÚBLICO ALVO, PELA
DIFERENÇA DAS GERAÇÕES E SUAS PREFERÊNCIAS. É POSSÍVEL APLICAR OUTROS TIPOS DE REFERÊNCIAS ARTÍSTICAS E
CULTURAIS, ENCAIXAR AS OBRAS DISPONÍVEIS EM QUALQUER COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, E ENTÃO
FACILITAR O ACESSO A ESSE MATERIAL AOS PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO DO ENSINO SUPERIOR,
PROMOVENDO UMA DIVULGAÇÃO DA PEDAGOGIA DO CINEMA. MESMO CONSIDERANDO QUE O USO DE ELEMENTOS
CULTURAIS PODE SER ALGUMAS VEZES VISTO COMO DE MENOR IMPORTÂNCIA QUANDO COMPARADO AOS ASPECTOS
TEÓRICOS, O PRESENTE ESTUDA RESSALTA QUE É POSSÍVEL UTILIZAR OBRAS CINEMATOGRÁFICAS ENVOLVENDO O
CONTEÚDO DE QUÍMICA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSA CIÊNCIA.