ESTE TRABALHO FOI CONCEBIDO A PARTIR DE ATIVIDADES REALIZADAS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE LICENCIATURA, REFLETINDO SOBRE AÇÕES DE INTERVENÇÃO QUE PUDESSEM DAR RELEVO ÀS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS INERENTES AO TIPO DE TEXTO PECULIAR DE ROLE PLAYING GAME. O OBJETIVO FOI REFLETIR SOBRE SUA UTILIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA. COMO OBJETO DO ESTUDO, FORAM ANALISADOS ASPECTOS CONSTITUTIVOS DO TEXTO DE UM ENCARTE-JOGO SIMPLIFICADO, A TRAVESSIA DO LISO DO SUÇUARÃO, BASEADO NO ROMANCE GRANDE SERTÃO VEREDAS, DE GUIMARÃES ROSA E VEICULADO NA REVISTA DO ENSINO MÉDIO DO MEC (2004). METODOLOGICAMENTE, O QUADRO TEÓRICO QUE ORIENTOU A PESQUISA CENTROU-SE, PRINCIPALMENTE, EM APORTES DA TEORIA ERGÓDICA DA LITERATURA, DE AARSETH (1997) BEM COMO, QUANDO NECESSÁRIO, EM CONTRIBUIÇÕES DE HUIZINGA (2001), KOCH (2002; 2003; 2005) E MAINGUENEAU (1996; 1998; 2002; 2004). DENTRE OS RESULTADOS, A EXPLICITAÇÃO DE ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS ERGÓDICAS DO JOGO DE AVENTURA LEVA A REDISCUTIR O COMPONENTE PEDAGÓGICO QUE SE VEM ASSOCIANDO AO ROLE PLAYING GAME, PARA MUITO ALÉM DE SEU CONTEÚDO INFORMACIONAL OU DE SUA ESFERA LÚDICA. REVELAM QUE A INOVAÇÃO NO USO PEDAGÓGICO DESSA FERRAMENTA É PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE HABILIDADES DE LEITURA, DISCURSIVAS E DE REPRESENTAÇÃO, MOBILIZADAS PELO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NO TRABALHO COM O JOGO-TEXTO. FRENTE A ESSA CONSTATAÇÃO, SEU USO MERECE AINDA REFLEXÕES COMPLEMENTARES, A FIM DE SISTEMATIZAR APLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA DE DOCENTES, APROXIMANDO-OS DO COTIDIANO DA SALA DE AULA.