CORPO, GESTOS E MOVIMENTO: O CORPO HUMANO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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O objetivo do projeto foi levar as crianças a protagonizarem seu processo de aprendizagem de forma ativa, de modo que a alfabetização científica seja introduzida de maneira natural e precoce. O método utilizado é o descritivo, do tipo relato de experiência, o qual procuramos descrever as etapas do projeto, além de correlacionar as atividades desenvolvidas com os referenciais teóricos que as sustentavam. As propostas apresentadas contaram com o protagonismo das crianças envolvidas em todas as etapas, possibilitaram o levantamento de hipóteses e a investigação acerca da confirmação, ou não, destas. Foram utilizadas diferentes estratégias, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o campo de experiência “EI02 – Corpo, gestos e movimento” foi amplamente explorado, através de pesquisas sobre órgãos dos sentidos, montagem de um corpo humano com sucata, noções de higiene corporal, entre outras. Os autores que embasaram a pesquisa foram Freire (1996), Bizzo (2009) e Ausubel (2003). 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