ECHINOTRILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB.
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86889 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "ECHINOTRILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB." "resumo" => "A zoologia estuda a diversidade animal em seu sentido mais amplo, o que se torna de grande importância para a sociedade, pois promove a conscientização em relação às questões ambientais. Entretanto, o ensino de zoologia tem passado por dificuldades e os professores estão sendo impelidos a usarem novas metodologias de ensino, que despertem nos alunos o interesse pelos conteúdos e fuja do tradicional modelo expositivo. Sendo assim, o presente trabalho objetivou confeccionar um jogo didático com materiais de baixo custo, oportunizando a participação ativa do estudante do ensino médio na melhor compreensão da zoologia. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Campina Grande/PB junto a 26 alunos e 1 professor do 2° ano do ensino médio e baseou-se no jogo didático “Echinotrilha”. Buscou-se observar como o aprendizado da turma se comportava frente ao ensino expositivo e após a aplicação do jogo. Para isto, foram utilizados questionários pré-teste e pós-teste, com posterior análise comparativa. Os resultados mostraram que as atividades lúdicas podem melhorar a qualidade do ensino ofertado, refletindo diretamente na aprendizagem. Observou-se aumento de acertos (40,1%) para as questões especificas do conteúdo abordado após o jogo, demonstrando avanço no aprendizado, maior interação entre os alunos, curiosidade, atenção, reflexão e criticidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID858_TB542_06082022134612.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA ARAÚJO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CATARINA ARAÚJO" "autor_email" => "catarina.souza@aluno.uepb" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86889 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "ECHINOTRILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB." "resumo" => "A zoologia estuda a diversidade animal em seu sentido mais amplo, o que se torna de grande importância para a sociedade, pois promove a conscientização em relação às questões ambientais. Entretanto, o ensino de zoologia tem passado por dificuldades e os professores estão sendo impelidos a usarem novas metodologias de ensino, que despertem nos alunos o interesse pelos conteúdos e fuja do tradicional modelo expositivo. Sendo assim, o presente trabalho objetivou confeccionar um jogo didático com materiais de baixo custo, oportunizando a participação ativa do estudante do ensino médio na melhor compreensão da zoologia. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Campina Grande/PB junto a 26 alunos e 1 professor do 2° ano do ensino médio e baseou-se no jogo didático “Echinotrilha”. Buscou-se observar como o aprendizado da turma se comportava frente ao ensino expositivo e após a aplicação do jogo. Para isto, foram utilizados questionários pré-teste e pós-teste, com posterior análise comparativa. Os resultados mostraram que as atividades lúdicas podem melhorar a qualidade do ensino ofertado, refletindo diretamente na aprendizagem. Observou-se aumento de acertos (40,1%) para as questões especificas do conteúdo abordado após o jogo, demonstrando avanço no aprendizado, maior interação entre os alunos, curiosidade, atenção, reflexão e criticidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID858_TB542_06082022134612.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA ARAÚJO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CATARINA ARAÚJO" "autor_email" => "catarina.souza@aluno.uepb" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }