IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS E TRANSCENDÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86955 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 842 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS E TRANSCENDÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Para que o estudante consiga desenvolver hábitos de estudo, a escola necessita estimular estratégias metodológicas para incentivar o aluno. A procura de novas perspectivas de ensino oferece à escola uma melhor contextualização dos assuntos abordados, afastando-se do tradicionalismo, impulsionando o aluno a estimular raciocínio. Para isso, é essencial que o professor tenha as habilidades e competências fundamentais para desenvolvê-las no aluno. Como o trabalho realizado é pesquisa bibliográfica, o qual utilizou-se base de dados online para elaborá-la. Foram utilizadas plataformas como SciELO e Google, bem como algumas pesquisas realizadas no Google Acadêmico utilizando termos como: “aprendizagem”, “metodologias”, “competências”, “ensino de ciências” e “estratégias metodológicas”. Foi compreendido que os estudantes de licenciatura através dos estágios supervisionados possuem a oportunidade de lecionar e pôr em prática todos os conteúdos que foram consolidados em decorrência de sua formação acadêmica. Além disso, é observado que os estudantes de licenciatura possuem a flexibilidade de modificar os modelos tradicionais de ensino, durante o estágio supervisionado, permitindo-se averiguar a equivalência de modelos diferenciados de ensino. É notório que as instituições necessitam de infraestrutura que promova metodologias ativas e que finalize o modelo tradicional. O governo necessita possuir óptica direcionada para a educação e que proporcione qualidade para os estudantes. Por fim, o componente curricular de estágio é uma grande oportunidade de complementar e aperfeiçoar a formação do licenciando, também garantindo experiência profissional. Além de aprendizagens significativas da profissão, aproximação investigativa da realidade da educação no país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID842_TB499_08062022135005.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY KAROLINY DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Adrielly Lima" "autor_email" => "adriellyklima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86955 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 842 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS E TRANSCENDÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Para que o estudante consiga desenvolver hábitos de estudo, a escola necessita estimular estratégias metodológicas para incentivar o aluno. A procura de novas perspectivas de ensino oferece à escola uma melhor contextualização dos assuntos abordados, afastando-se do tradicionalismo, impulsionando o aluno a estimular raciocínio. Para isso, é essencial que o professor tenha as habilidades e competências fundamentais para desenvolvê-las no aluno. Como o trabalho realizado é pesquisa bibliográfica, o qual utilizou-se base de dados online para elaborá-la. Foram utilizadas plataformas como SciELO e Google, bem como algumas pesquisas realizadas no Google Acadêmico utilizando termos como: “aprendizagem”, “metodologias”, “competências”, “ensino de ciências” e “estratégias metodológicas”. Foi compreendido que os estudantes de licenciatura através dos estágios supervisionados possuem a oportunidade de lecionar e pôr em prática todos os conteúdos que foram consolidados em decorrência de sua formação acadêmica. Além disso, é observado que os estudantes de licenciatura possuem a flexibilidade de modificar os modelos tradicionais de ensino, durante o estágio supervisionado, permitindo-se averiguar a equivalência de modelos diferenciados de ensino. É notório que as instituições necessitam de infraestrutura que promova metodologias ativas e que finalize o modelo tradicional. O governo necessita possuir óptica direcionada para a educação e que proporcione qualidade para os estudantes. Por fim, o componente curricular de estágio é uma grande oportunidade de complementar e aperfeiçoar a formação do licenciando, também garantindo experiência profissional. Além de aprendizagens significativas da profissão, aproximação investigativa da realidade da educação no país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID842_TB499_08062022135005.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY KAROLINY DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Adrielly Lima" "autor_email" => "adriellyklima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }