O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87005 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "Na busca de romper os paradigmas de uma educação tradicionalista, bem como de analisar a importância da utilização de modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de ciências construiu-se esta proposta de artigo, sendo realizada numa escola estadual no município de Cachoeirinha-TO. A utilização dos modelos didáticos oferece uma nova alternativa de aprendizagem, facilitando a compreensão do ensino de ciências que possui termos e linguagens específicas de difícil entendimento para estudantes do ensino fundamental II. Outro ponto importante é o fato de nem todas as escolas de rede pública, possuírem recursos tecnológicos suficientes para suprir as necessidades educacionais. Portanto, se faz necessário, investigar a importância de introduzir num processo de construção de conhecimento, modelos didáticos usando materiais que seriam descartados no lixo ou no meio ambiente, principalmente por ser a transição do ensino remoto para o presencial, bem como pelas dificuldades e precariedades da educação no Brasil com a pandemia de COVID-19. Assim, por meio das observações durante o estágio, notou-se que os docentes possuem recursos limitados, o que corrobora para o ensino tradicional, muitas vezes limitado ao uso do livro didático. E que os alunos se mostraram interessados em produzir modelos didáticos, utilizando garrafas pets, cartelas de ovos, retalhos de panos e caixa de papelão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID446_TB99_19082022111216.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALLY APARECIDA AGUIAR SOARES" "autor_nome_curto" => "NATALLY SOARES" "autor_email" => "natallyaparecidaa@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87005 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "Na busca de romper os paradigmas de uma educação tradicionalista, bem como de analisar a importância da utilização de modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de ciências construiu-se esta proposta de artigo, sendo realizada numa escola estadual no município de Cachoeirinha-TO. A utilização dos modelos didáticos oferece uma nova alternativa de aprendizagem, facilitando a compreensão do ensino de ciências que possui termos e linguagens específicas de difícil entendimento para estudantes do ensino fundamental II. Outro ponto importante é o fato de nem todas as escolas de rede pública, possuírem recursos tecnológicos suficientes para suprir as necessidades educacionais. Portanto, se faz necessário, investigar a importância de introduzir num processo de construção de conhecimento, modelos didáticos usando materiais que seriam descartados no lixo ou no meio ambiente, principalmente por ser a transição do ensino remoto para o presencial, bem como pelas dificuldades e precariedades da educação no Brasil com a pandemia de COVID-19. Assim, por meio das observações durante o estágio, notou-se que os docentes possuem recursos limitados, o que corrobora para o ensino tradicional, muitas vezes limitado ao uso do livro didático. E que os alunos se mostraram interessados em produzir modelos didáticos, utilizando garrafas pets, cartelas de ovos, retalhos de panos e caixa de papelão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID446_TB99_19082022111216.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALLY APARECIDA AGUIAR SOARES" "autor_nome_curto" => "NATALLY SOARES" "autor_email" => "natallyaparecidaa@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }