RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE O ENSINO REMOTO NA PESPECTIVA DOS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS - TO
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87062 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE O ENSINO REMOTO NA PESPECTIVA DOS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS - TO" "resumo" => "As metodologias ativas são de grande importância no âmbito educacional, pois o aluno é estimulado a buscar e fazer seu próprio conhecimento, despertando assim sua autonomia. Sua utilização se tornou bem sustentada atualmente, principalmente em decorrência da pandemia do COVID-19, e se tornou uma estratégia para que o estudante participasse de forma ativa nas atividades escolares mesmo de forma remota. Tudo passou a ser diferente, inclusive a forma de ensinar, já que as pessoas se encontraram afastadas e utilizando de meios tecnológicos para continuar com as aulas. Vale ressaltar que muitas escolas sofrem com a falta de estrutura e de meios tecnológicos, utilizando, portanto, outros meios, como a impressão dos materiais para o aluno, o que pode dificultar ainda mais o processo de aprendizagem. As metodologias ativas permitem estimular o educando a buscar e fazer seu próprio conhecimento. Para que seja diagnosticado quais metodologias e ferramentas de ensino foram utilizadas nesta situação, foram aplicados questionários aos docentes das escolas de Araguatins – TO, a fim de compreender quais metodologias estão sendo utilizadas e quais as dificuldades de trabalho com as mesmas, visando a apresentação da percepção dos mesmos sobre a execução destes métodos educativos. Mediante suas respostas foi evidenciado que a ocorrência das aulas e atividades em sua maioria se dava de forma online através da ferramenta Google Meet e atividades enviadas pelo WhatsApp, foi exposto a frequência de capacitações ofertadas a estes profissionais, com um total de 90% de oferta, além do fato de que tais capacitações ministravam em sua maioria algumas metodologias e ferramentas de ensino, como Sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e projetos, ferramentas como Jamboard, Kahoot, Sutori e Padlet. Entretanto, ainda existem percalços, no quesito de oferta de tais capacitações incluindo a dificuldades de tempo, prática e internet de qualidade aos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID592_TB142_31072022234334.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTOFH ANDJEL RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cristofh Andjel" "autor_email" => "cristofha123456@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87062 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "RELEVÂNCIA DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE O ENSINO REMOTO NA PESPECTIVA DOS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS - TO" "resumo" => "As metodologias ativas são de grande importância no âmbito educacional, pois o aluno é estimulado a buscar e fazer seu próprio conhecimento, despertando assim sua autonomia. Sua utilização se tornou bem sustentada atualmente, principalmente em decorrência da pandemia do COVID-19, e se tornou uma estratégia para que o estudante participasse de forma ativa nas atividades escolares mesmo de forma remota. Tudo passou a ser diferente, inclusive a forma de ensinar, já que as pessoas se encontraram afastadas e utilizando de meios tecnológicos para continuar com as aulas. Vale ressaltar que muitas escolas sofrem com a falta de estrutura e de meios tecnológicos, utilizando, portanto, outros meios, como a impressão dos materiais para o aluno, o que pode dificultar ainda mais o processo de aprendizagem. As metodologias ativas permitem estimular o educando a buscar e fazer seu próprio conhecimento. Para que seja diagnosticado quais metodologias e ferramentas de ensino foram utilizadas nesta situação, foram aplicados questionários aos docentes das escolas de Araguatins – TO, a fim de compreender quais metodologias estão sendo utilizadas e quais as dificuldades de trabalho com as mesmas, visando a apresentação da percepção dos mesmos sobre a execução destes métodos educativos. Mediante suas respostas foi evidenciado que a ocorrência das aulas e atividades em sua maioria se dava de forma online através da ferramenta Google Meet e atividades enviadas pelo WhatsApp, foi exposto a frequência de capacitações ofertadas a estes profissionais, com um total de 90% de oferta, além do fato de que tais capacitações ministravam em sua maioria algumas metodologias e ferramentas de ensino, como Sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e projetos, ferramentas como Jamboard, Kahoot, Sutori e Padlet. Entretanto, ainda existem percalços, no quesito de oferta de tais capacitações incluindo a dificuldades de tempo, prática e internet de qualidade aos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID592_TB142_31072022234334.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTOFH ANDJEL RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cristofh Andjel" "autor_email" => "cristofha123456@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }