NAS ENTRELINHAS DAS PÁGINAS DOS LIVROS: ANÁLISE SOBRE A RELEVÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA/CE
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87329 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 862 "titulo" => "NAS ENTRELINHAS DAS PÁGINAS DOS LIVROS: ANÁLISE SOBRE A RELEVÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA/CE" "resumo" => "A leitura é muito importante a para a formação do indivíduo, pois possibilita a construção de uma percepção crítica do contexto social, ampliando a visão de mundo do sujeito e viabilizando a compreensão do outro. O presente trabalho objetivou identificar a relevância da leitura na formação de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Acopiara/CE. Trata-se de uma pesquisa básica de abordagem mista, envolvendo 60 alunos de 3º ano. Inicialmente, foi feita uma sondagem para verificar se os discentes tinham o hábito de ler. Partiu-se dessa demanda inicial para compreender as contribuições e os desafios da leitura na vida dos sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado. A participação dos sujeitos foi voluntária e anônima, amparada nos aspectos éticos e legais da resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Considerando vários aspectos relacionados à temática, este trabalho apresenta concepções iniciais de compreensão da relação que os estudantes constroem com a leitura e possibilita elencar desafios e possibilidades na vida desses sujeitos, mediante o que foi destacado. Os resultados sinalizam que metade dos discentes (30) gosta de ler e que 45 deles percebem contribuições da leitura ao conhecimento, na busca de novos aprendizados, na compreensão de mundo, além de ser prazerosa. No entanto, mesmo destacando essas contribuições, a maioria deles (34) não tem o hábito de fazer empréstimo de livros sem que o professor solicite. As principais barreiras destacadas para a prática da leitura foram o tempo reduzido em razão de outras atividades e obrigações e a falta de interesse. Considera-se que os alunos reconhecem a leitura como essencial para o desenvolvimento do ser social, mesmo não fazendo isso constantemente. Espera-se, com esse estudo, suscitar novas investigações e debates acerca da importância da leitura na formação do sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID862_TB365_21052022142226.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA VINUTO SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanavinuto15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87329 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 862 "titulo" => "NAS ENTRELINHAS DAS PÁGINAS DOS LIVROS: ANÁLISE SOBRE A RELEVÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA/CE" "resumo" => "A leitura é muito importante a para a formação do indivíduo, pois possibilita a construção de uma percepção crítica do contexto social, ampliando a visão de mundo do sujeito e viabilizando a compreensão do outro. O presente trabalho objetivou identificar a relevância da leitura na formação de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Acopiara/CE. Trata-se de uma pesquisa básica de abordagem mista, envolvendo 60 alunos de 3º ano. Inicialmente, foi feita uma sondagem para verificar se os discentes tinham o hábito de ler. Partiu-se dessa demanda inicial para compreender as contribuições e os desafios da leitura na vida dos sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado. A participação dos sujeitos foi voluntária e anônima, amparada nos aspectos éticos e legais da resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Considerando vários aspectos relacionados à temática, este trabalho apresenta concepções iniciais de compreensão da relação que os estudantes constroem com a leitura e possibilita elencar desafios e possibilidades na vida desses sujeitos, mediante o que foi destacado. Os resultados sinalizam que metade dos discentes (30) gosta de ler e que 45 deles percebem contribuições da leitura ao conhecimento, na busca de novos aprendizados, na compreensão de mundo, além de ser prazerosa. No entanto, mesmo destacando essas contribuições, a maioria deles (34) não tem o hábito de fazer empréstimo de livros sem que o professor solicite. As principais barreiras destacadas para a prática da leitura foram o tempo reduzido em razão de outras atividades e obrigações e a falta de interesse. Considera-se que os alunos reconhecem a leitura como essencial para o desenvolvimento do ser social, mesmo não fazendo isso constantemente. Espera-se, com esse estudo, suscitar novas investigações e debates acerca da importância da leitura na formação do sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID862_TB365_21052022142226.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA VINUTO SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanavinuto15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }