O ENSINO DA CIÊNCIA DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA, A PARTIR DE AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87332 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA, A PARTIR DE AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste trabalho, analisou-se por meio de uma proposta didática a importância de aulas teóricas, práticas e de campo no processo de ensino e aprendizagem entre o contexto da história, do ensino de ciência da natureza e da matemática. As aulas de campo ocorreram na Estação Ecológica de Jataí – Luís Antônio/SP, nos anos de 2019 e 2021, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo foi envolver os alunos de forma coletiva, propor contextos que aprofundassem o Ensino da História do local, o ciclo das rochas, o Ensino do Tratamento da Informação, Grandezas e medidas, tempo e comprimento, por meio de uma concepção interdisciplinar. No ano de 2019, realizamos no ambiente Escolar, abordagens de conceitos teóricos e científicos e aulas prática (análise de elementos químicos nas rochas). No Pré-Campo, foi apresentado o roteiro de campo, composto por fotos aéreas (Google Earth), que identificavam o percurso e instruções que deveriam ser realizadas durante o Campo. No Campo, os alunos conseguiram observar formações rochosas, nascentes, rios e afluentes, a flora e a fauna do local. No Pós-Campo, foram discutidas questões que surgiram durante o campo, devolutivas das pesquisas realizadas pelos alunos sobre a história, a fauna e a flora, a extensão do local, e, a construção dos diferentes tipos de gráficos que continham informações dos dados pesquisados. No ano de 2021, com os mesmos alunos, realizamos a extensão da pesquisa com tema “Queimadas na Estação Ecológica de Jataí”, no ambiente escolar, e, no campo plantio de árvores nativas em áreas devastadas pelos incêndios. Com o presente trabalho comprovamos que a proposta didática realizada para abordar conceitos das Ciências Naturais e da Matemática, estabeleceu importantes relações entre o passado e o presente do local, relações com as transformações da Terra e a importância de preservar o meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID405_TB519_06062022190942.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandrar3110@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87332 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA, A PARTIR DE AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste trabalho, analisou-se por meio de uma proposta didática a importância de aulas teóricas, práticas e de campo no processo de ensino e aprendizagem entre o contexto da história, do ensino de ciência da natureza e da matemática. As aulas de campo ocorreram na Estação Ecológica de Jataí – Luís Antônio/SP, nos anos de 2019 e 2021, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo foi envolver os alunos de forma coletiva, propor contextos que aprofundassem o Ensino da História do local, o ciclo das rochas, o Ensino do Tratamento da Informação, Grandezas e medidas, tempo e comprimento, por meio de uma concepção interdisciplinar. No ano de 2019, realizamos no ambiente Escolar, abordagens de conceitos teóricos e científicos e aulas prática (análise de elementos químicos nas rochas). No Pré-Campo, foi apresentado o roteiro de campo, composto por fotos aéreas (Google Earth), que identificavam o percurso e instruções que deveriam ser realizadas durante o Campo. No Campo, os alunos conseguiram observar formações rochosas, nascentes, rios e afluentes, a flora e a fauna do local. No Pós-Campo, foram discutidas questões que surgiram durante o campo, devolutivas das pesquisas realizadas pelos alunos sobre a história, a fauna e a flora, a extensão do local, e, a construção dos diferentes tipos de gráficos que continham informações dos dados pesquisados. No ano de 2021, com os mesmos alunos, realizamos a extensão da pesquisa com tema “Queimadas na Estação Ecológica de Jataí”, no ambiente escolar, e, no campo plantio de árvores nativas em áreas devastadas pelos incêndios. Com o presente trabalho comprovamos que a proposta didática realizada para abordar conceitos das Ciências Naturais e da Matemática, estabeleceu importantes relações entre o passado e o presente do local, relações com as transformações da Terra e a importância de preservar o meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID405_TB519_06062022190942.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandrar3110@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }