O ENSINO REMOTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TINKERCAD PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87337 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 435 "inscrito_id" => 908 "titulo" => "O ENSINO REMOTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TINKERCAD PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 impôs novos e grandes desafios também na educação de nível superior, devido o ensino remoto e as aulas virtuais se tornarem a realidade diária para estudante e professor, que se depararam com novas maneiras de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s). No contexto das atividades práticas, a situação se tornou ainda mais delicada, pois, sem acesso presencial aos laboratórios, bibliotecas e campos de estágio, por exemplo, muitas instituições optaram por não ofertar atividades práticas aos estudantes. Diante do exposto, busca-se trazer um relato de experiência acerca do ensino remoto da temática da Eletricidade e do Magnetismo, mais especificamente, dos circuitos elétricos, utilizando a ferramenta Tinkercad. Com a utilização da metodologia de sala de aula invertida foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) ao longo de três aulas virtuais, associando a aplicação do Tinkercad a jogos digitais voltados à aplicação do conhecimento. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e teve como método a observação participante, onde os pesquisadores participaram das atividades nas aulas remotas, planejando e sugerindo adequações ao longo da execução da UEPS. Foram levantados os conhecimentos prévios dos estudantes acerca de lógica de programação e fenômenos elétricos, posteriormente, partiu-se para a elaboração dos organizadores prévios, que consistiu em uma exposição dialogada sobre o uso do Tinkercad e uma revisão sobre conceitos de eletricidade, realizada previamente pelos estudantes no momento assíncrono. Em seguida, os estudantes interagiram com a ferramenta e realizaram a montagem de diferentes circuitos, observando seu funcionamento, fazendo testes e elaborando hipóteses. Por fim, foi aplicada uma avaliação em formato de jogo digital sobre os conceitos e modelos estudados, a partir da qual se observou indícios de aprendizagem significativa, atestando o uso do recurso como uma ferramenta potencialmente significativa para aulas virtuais de física experimental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID908_TB435_01062022224949.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA VALDÊNIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilavs65@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87337 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 435 "inscrito_id" => 908 "titulo" => "O ENSINO REMOTO DE FÍSICA EXPERIMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TINKERCAD PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 impôs novos e grandes desafios também na educação de nível superior, devido o ensino remoto e as aulas virtuais se tornarem a realidade diária para estudante e professor, que se depararam com novas maneiras de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s). No contexto das atividades práticas, a situação se tornou ainda mais delicada, pois, sem acesso presencial aos laboratórios, bibliotecas e campos de estágio, por exemplo, muitas instituições optaram por não ofertar atividades práticas aos estudantes. Diante do exposto, busca-se trazer um relato de experiência acerca do ensino remoto da temática da Eletricidade e do Magnetismo, mais especificamente, dos circuitos elétricos, utilizando a ferramenta Tinkercad. Com a utilização da metodologia de sala de aula invertida foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) ao longo de três aulas virtuais, associando a aplicação do Tinkercad a jogos digitais voltados à aplicação do conhecimento. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e teve como método a observação participante, onde os pesquisadores participaram das atividades nas aulas remotas, planejando e sugerindo adequações ao longo da execução da UEPS. Foram levantados os conhecimentos prévios dos estudantes acerca de lógica de programação e fenômenos elétricos, posteriormente, partiu-se para a elaboração dos organizadores prévios, que consistiu em uma exposição dialogada sobre o uso do Tinkercad e uma revisão sobre conceitos de eletricidade, realizada previamente pelos estudantes no momento assíncrono. Em seguida, os estudantes interagiram com a ferramenta e realizaram a montagem de diferentes circuitos, observando seu funcionamento, fazendo testes e elaborando hipóteses. Por fim, foi aplicada uma avaliação em formato de jogo digital sobre os conceitos e modelos estudados, a partir da qual se observou indícios de aprendizagem significativa, atestando o uso do recurso como uma ferramenta potencialmente significativa para aulas virtuais de física experimental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID908_TB435_01062022224949.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA VALDÊNIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "priscilavs65@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }