O PENSAMENTO TEÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE VASILI DAVIDOV
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87342 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "O PENSAMENTO TEÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE VASILI DAVIDOV" "resumo" => "O pensamento de Vasili Davídov faz parte do marco teórico da Didática Desenvolvimental inserida na Psicologia Pedagógica Soviética, a qual, dentre outras contribuições discute o processo de formação das funções psicológicas dos sujeitos, o desenvolvimento das habilidades do pensamento teórico ligadas à formação de conceitos, e a configuração da orientação como objeto da aprendizagem. Este estudo apresenta as discussões realizadas em uma experiência formativa com professores de Ciências e estudantes de Pedagogia no período da Pandemia de Covid-19 acerca da inserção do pensamento teórico como proposição didática para se ensinar ciências, do ponto de vista metodológico descreve o planejamento didático das atividades, o diagnóstico realizado com os professores e as discussões à luz dos textos acerca do conceito de Generalização presentes nas obras de V. Davídov. A experiência contou com encontros remotos, discussão de textos de referência da psicologia soviética, discussões colaborativas e aplicação de tarefas onde se propiciou a discussão de conceitos científicos relativos aos conteúdos de ciências presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, onde se traz como resultado, as observações e interpretações dos docentes sobre a influência dessa teoria em sua formação e as possibilidades de ensino oriundas da Didática Desenvolvimental como pressupostos acessíveis à formação de conceitos científicos em aulas de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID124_TB601_07062022195910.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MESSIAS GOMES DE ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "Messias G Araújo Leal" "autor_email" => "filosoforn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87342 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "O PENSAMENTO TEÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE VASILI DAVIDOV" "resumo" => "O pensamento de Vasili Davídov faz parte do marco teórico da Didática Desenvolvimental inserida na Psicologia Pedagógica Soviética, a qual, dentre outras contribuições discute o processo de formação das funções psicológicas dos sujeitos, o desenvolvimento das habilidades do pensamento teórico ligadas à formação de conceitos, e a configuração da orientação como objeto da aprendizagem. Este estudo apresenta as discussões realizadas em uma experiência formativa com professores de Ciências e estudantes de Pedagogia no período da Pandemia de Covid-19 acerca da inserção do pensamento teórico como proposição didática para se ensinar ciências, do ponto de vista metodológico descreve o planejamento didático das atividades, o diagnóstico realizado com os professores e as discussões à luz dos textos acerca do conceito de Generalização presentes nas obras de V. Davídov. A experiência contou com encontros remotos, discussão de textos de referência da psicologia soviética, discussões colaborativas e aplicação de tarefas onde se propiciou a discussão de conceitos científicos relativos aos conteúdos de ciências presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, onde se traz como resultado, as observações e interpretações dos docentes sobre a influência dessa teoria em sua formação e as possibilidades de ensino oriundas da Didática Desenvolvimental como pressupostos acessíveis à formação de conceitos científicos em aulas de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID124_TB601_07062022195910.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MESSIAS GOMES DE ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "Messias G Araújo Leal" "autor_email" => "filosoforn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }