OS MECANISMOS DA COESÃO TEXTUAL NO TEXTO ESCRITO SOB A LUZ DA ENUNCIAÇÃO BENVENISTIANA
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Com base em Benveniste (2005, 2006 e 2014), para que o aluno-escrevente se aproprie dos recursos de coesão textual da escrita, é necessário mobilizar mecanismos semióticos e semânticos da língua-discurso. Nesse sentido, vale ressaltar os elementos linguístico-discursivos, cultural e dialógico, subjacentes ao processo de enunciação escrita (BENVENISTE, 2005; 2006; FLORES, 2018). Para Benveniste (2005 e 2006), a escrita é vista como uma forma complexa de discurso, que demanda do locutor-escrevente uma ação cujo foco está relacionado ao domínio semiótico da língua. Assim, a apropriação de índices semióticos responsáveis por mecanismos de coesão requer do aluno-escrevente o estabelecimento de relações discursivas fundamentais ao processo de semantização de tais índices. O corpus de análise é composto por textos escritos, por alguns alunos, com temas distintos. 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