PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
"2022-12-08 10:13:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91984 "edicao_id" => 304 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "No cenário atual muito se tem pesquisado sobre alfabetização e letramento, compreendendo que as crianças não precisam apenas decodificar os textos, mas compreender as mensagens dentro das diversas práticas sociais. Com a pandemia da COVID-19 as escolas foram fechadas para evitar a propagação do vírus e para não perder o vínculo com os estudantes, os professores tiveram que se adaptar ao novo contexto utilizando as tecnologias digitais. Nessa perspectiva o desafio se amplia para alfabetizar e letrar as crianças levando em consideração o letramento digital e suas contribuições para esse processo. A presente pesquisa intitulada Práticas de letramento digital: contribuições no processo de alfabetização das crianças tem como objetivo central compreender o que é letramento digital além de analisar as contribuições das práticas de letramento digital no processo de alfabetização das crianças. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e teve como instrumentos a pesquisa bibliográfica e um questionário realizado com professores da escola pública municipal de Morada Nova - Ce alocados nas turmas de 1º ano do ensino fundamental. O acervo teórico utilizado foram: Soares (2020), Vygotsky (1989), Ferreiro e Teberosky (1995), Macedo (2022), Albuquerque (2007), Coscarelli e Ribeiro (2014) e Frade (2014) que versam sobre alfabetização, letramento, alfabetização digital e letramento digital. A análise dos dados empreendida possibilitou compreender que os professores não possuem conhecimentos ampliados sobre letramento digital dificultando dessa forma as contribuições das práticas de letramento digital no processo de alfabetização das crianças." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Alfabetização, Letramentos e Linguagens e Tecnologias Digitais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV180_MD5_ID1278_TB307_12122022020547.pdf" "created_at" => "2023-02-07 08:31:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLEIDE MARIA ARRUDA LINHARES ISAIAS" "autor_nome_curto" => "MARLEIDE" "autor_email" => "marleide.linhares@academi" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91984 "edicao_id" => 304 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "No cenário atual muito se tem pesquisado sobre alfabetização e letramento, compreendendo que as crianças não precisam apenas decodificar os textos, mas compreender as mensagens dentro das diversas práticas sociais. Com a pandemia da COVID-19 as escolas foram fechadas para evitar a propagação do vírus e para não perder o vínculo com os estudantes, os professores tiveram que se adaptar ao novo contexto utilizando as tecnologias digitais. Nessa perspectiva o desafio se amplia para alfabetizar e letrar as crianças levando em consideração o letramento digital e suas contribuições para esse processo. A presente pesquisa intitulada Práticas de letramento digital: contribuições no processo de alfabetização das crianças tem como objetivo central compreender o que é letramento digital além de analisar as contribuições das práticas de letramento digital no processo de alfabetização das crianças. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e teve como instrumentos a pesquisa bibliográfica e um questionário realizado com professores da escola pública municipal de Morada Nova - Ce alocados nas turmas de 1º ano do ensino fundamental. O acervo teórico utilizado foram: Soares (2020), Vygotsky (1989), Ferreiro e Teberosky (1995), Macedo (2022), Albuquerque (2007), Coscarelli e Ribeiro (2014) e Frade (2014) que versam sobre alfabetização, letramento, alfabetização digital e letramento digital. A análise dos dados empreendida possibilitou compreender que os professores não possuem conhecimentos ampliados sobre letramento digital dificultando dessa forma as contribuições das práticas de letramento digital no processo de alfabetização das crianças." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Alfabetização, Letramentos e Linguagens e Tecnologias Digitais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV180_MD5_ID1278_TB307_12122022020547.pdf" "created_at" => "2023-02-07 08:31:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLEIDE MARIA ARRUDA LINHARES ISAIAS" "autor_nome_curto" => "MARLEIDE" "autor_email" => "marleide.linhares@academi" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 304 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "logo" => null "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 304 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "logo" => null "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 192 "edicao_id" => 304 "codigo" => "978-65-86901-90-0" "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png" "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "prefacio" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n Priscila do Vale Silva<br />\r\n Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n Claudiana Melo<br />\r\n Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n Fabricia Pereira Teles<br />\r\n Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n Francisca Geny Lustosa<br />\r\n Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n Marly Macedo<br />\r\n Letícia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n Francisco Mário Carneiro da Silva<br />\r\n Renato Pazos Vazquez<br />\r\n Maria José Barbosa """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf" "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 192 "edicao_id" => 304 "codigo" => "978-65-86901-90-0" "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png" "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "prefacio" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n Priscila do Vale Silva<br />\r\n Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n Claudiana Melo<br />\r\n Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n Fabricia Pereira Teles<br />\r\n Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n Francisca Geny Lustosa<br />\r\n Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n Marly Macedo<br />\r\n Letícia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n Francisco Mário Carneiro da Silva<br />\r\n Renato Pazos Vazquez<br />\r\n Maria José Barbosa """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf" "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }