O presente estudo traz em seu conteúdo uma discussão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de modo a evidenciar o projeto formativo desta em articulação com a Pedagogia do Mercado, submetendo assim a educação aos ditames do capital. Neste contexto, tem como objetivo geral, analisar como a alfabetização e o letramento são apresentados na BNCC. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa documental (CELLARD, 2008), estando a base analítica demarcada pelo documento da BNCC. Quanto a estrutura, inicialmente o estudo apresenta o projeto formativo da Pedagogia do Mercado, evidenciando a trajetória de implementação da BNCC, que ocorreu de modo autoritário e em contexto político de desmonte da democracia. Em seguida, apresenta a proposta formativa da BNCC e sua articulação com a lógica do capital. Por fim, o estudo apresenta como a alfabetização e o letramento são apresentados na BNCC. Do estudo empreendido, é possível concluir que a BNCC representa, por sua associação com o mercado, um retrocesso para a educação e para a formação das crianças, e, que, a alfabetização e o letramento, são apresentados no documento de forma coerente com o projeto formativo da Pedagogia do Mercado, portanto, com centralidade em práticas instrumentais e técnicas com vistas a formação de um sujeito que se mantenha acrítico, flexível e adaptado ao contexto de adensamento da pobreza e da precarização do trabalho, que converte o trabalhador em força produtiva descartável.