Artigo Alfabetização, Linguagens e Letramentos

E-books

ISBN: 978-65-86901-90-0

AS RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES CURRICULARES COM ÊNFASE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 27 – Alfabetização em Contexto de Pandemia e Isolamento Social
"2022-12-08 10:13:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91990
    "edicao_id" => 304
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 510
    "titulo" => "AS RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES CURRICULARES COM ÊNFASE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ"
    "resumo" => "A emergência sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus demandou, para dirimir seus índices de contágio, períodos de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas medidas necessárias influenciaram a dinâmica do processo de ensino das escolas, aderindo ao ensino remoto emergencial. A mudança da rotina de trabalho dos professores e as particularidades do ensino da Língua Portuguesa, fundamental para o pleno exercício das crianças na sociedade, puseram em evidência uma ampla gama de questões que precisariam ser acompanhadas na proposta curricular para que as práticas fossem bem sucedidas. O presente artigo tem como objetivo descrever o papel do professor como sujeito e como profissional, dentro do contexto pandêmico e do ensino remoto emergencial, e como este reverbera na composição do currículo possível e no ensino da Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos adotados para tal fim consistiram em uma pesquisa bibliográfica, considerando autores que narram sobre a dimensão histórico-política da sociedade e do ensino da língua portuguesa, e uma pesquisa em campo de caráter analítico em uma Escola Municipal em Fortaleza. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa em campo possibilitaram a devida compreensão do currículo possível e fundamentaram a implementação de práticas na turma de 3º ano, também relatada nesta obra. A partir deste estudo, pode-se concluir que, apesar das possibilidades apresentadas pelas tecnologias, o trabalho docente sofreu duras restrições e com limitado suporte administrativo na instância da escola pública. As fundamentações teóricas da prática auxiliam os docentes a resguardar qualidade para o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 27 – Alfabetização em Contexto de Pandemia e Isolamento Social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV180_MD5_ID510_TB333_08122022163855.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 08:31:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA TIMBÓ LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Morgana Timbó"
    "autor_email" => "morganatimbolima@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
    "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91990
    "edicao_id" => 304
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 510
    "titulo" => "AS RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES CURRICULARES COM ÊNFASE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ"
    "resumo" => "A emergência sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus demandou, para dirimir seus índices de contágio, períodos de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas medidas necessárias influenciaram a dinâmica do processo de ensino das escolas, aderindo ao ensino remoto emergencial. A mudança da rotina de trabalho dos professores e as particularidades do ensino da Língua Portuguesa, fundamental para o pleno exercício das crianças na sociedade, puseram em evidência uma ampla gama de questões que precisariam ser acompanhadas na proposta curricular para que as práticas fossem bem sucedidas. O presente artigo tem como objetivo descrever o papel do professor como sujeito e como profissional, dentro do contexto pandêmico e do ensino remoto emergencial, e como este reverbera na composição do currículo possível e no ensino da Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos adotados para tal fim consistiram em uma pesquisa bibliográfica, considerando autores que narram sobre a dimensão histórico-política da sociedade e do ensino da língua portuguesa, e uma pesquisa em campo de caráter analítico em uma Escola Municipal em Fortaleza. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa em campo possibilitaram a devida compreensão do currículo possível e fundamentaram a implementação de práticas na turma de 3º ano, também relatada nesta obra. A partir deste estudo, pode-se concluir que, apesar das possibilidades apresentadas pelas tecnologias, o trabalho docente sofreu duras restrições e com limitado suporte administrativo na instância da escola pública. As fundamentações teóricas da prática auxiliam os docentes a resguardar qualidade para o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 27 – Alfabetização em Contexto de Pandemia e Isolamento Social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV180_MD5_ID510_TB333_08122022163855.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 08:31:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA TIMBÓ LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Morgana Timbó"
    "autor_email" => "morganatimbolima@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
    "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 304
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
        "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
          O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
          Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
          O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
        "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 304
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
        "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
          O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
          Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
          O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
        "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 192
                "edicao_id" => 304
                "codigo" => "978-65-86901-90-0"
                "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png"
                "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
                  O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
                  Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
                  O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n
                  Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n
                  Priscila do Vale Silva<br />\r\n
                  Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n
                  Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n
                  Claudiana Melo<br />\r\n
                  Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n
                  Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n
                  Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n
                  Fabricia Pereira Teles<br />\r\n
                  Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n
                  Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa<br />\r\n
                  Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n
                  Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n
                  Marly Macedo<br />\r\n
                  Let&iacute;cia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n
                  Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n
                  Francisco M&aacute;rio Carneiro da Silva<br />\r\n
                  Renato Pazos Vazquez<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Barbosa
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf"
                "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
                "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 192
                "edicao_id" => 304
                "codigo" => "978-65-86901-90-0"
                "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png"
                "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
                  O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
                  Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
                  O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n
                  Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n
                  Priscila do Vale Silva<br />\r\n
                  Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n
                  Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n
                  Claudiana Melo<br />\r\n
                  Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n
                  Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n
                  Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n
                  Fabricia Pereira Teles<br />\r\n
                  Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n
                  Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa<br />\r\n
                  Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n
                  Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n
                  Marly Macedo<br />\r\n
                  Let&iacute;cia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n
                  Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n
                  Francisco M&aacute;rio Carneiro da Silva<br />\r\n
                  Renato Pazos Vazquez<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Barbosa
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf"
                "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
                "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de dezembro de 2022

Resumo

A emergência sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus demandou, para dirimir seus índices de contágio, períodos de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas medidas necessárias influenciaram a dinâmica do processo de ensino das escolas, aderindo ao ensino remoto emergencial. A mudança da rotina de trabalho dos professores e as particularidades do ensino da Língua Portuguesa, fundamental para o pleno exercício das crianças na sociedade, puseram em evidência uma ampla gama de questões que precisariam ser acompanhadas na proposta curricular para que as práticas fossem bem sucedidas. O presente artigo tem como objetivo descrever o papel do professor como sujeito e como profissional, dentro do contexto pandêmico e do ensino remoto emergencial, e como este reverbera na composição do currículo possível e no ensino da Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos adotados para tal fim consistiram em uma pesquisa bibliográfica, considerando autores que narram sobre a dimensão histórico-política da sociedade e do ensino da língua portuguesa, e uma pesquisa em campo de caráter analítico em uma Escola Municipal em Fortaleza. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa em campo possibilitaram a devida compreensão do currículo possível e fundamentaram a implementação de práticas na turma de 3º ano, também relatada nesta obra. A partir deste estudo, pode-se concluir que, apesar das possibilidades apresentadas pelas tecnologias, o trabalho docente sofreu duras restrições e com limitado suporte administrativo na instância da escola pública. As fundamentações teóricas da prática auxiliam os docentes a resguardar qualidade para o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.