O resumo publiciza reflexões sobre a educação inclusiva por meio do filme Um lugar para todo mundo. Trata-se de um documentário que narra a história de Emilio, 3 anos, que nasceu com síndrome de Down, e está se preparando para ingressar na escola pública da cidade de Nova York. O sistema educacional, desta cidade, segue um modelo segregador, levando a família de Emílio a experenciar barreiras na luta por uma escola inclusiva. O documentário nos convida a pensar a diferença na escola na perspectiva dos estudos culturais, enfatizando uma abordagem interdisciplinar, ou seja, socioantropológica, política e pedagógica. Silva (2008), Andrade (2009), Mantoan (2020) além de outro(a)s autore(a)s, nos fornecerão algumas pistas teóricas. Buscamos, assim, o estranhamento e a desnaturalização de histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual, no que toca a acessibilidade e a permanência em instituições educativas. Pesquisas cientificas constatam que ambientes que valorizam a diferença é benéfico para alunos com e sem deficiência. Entre crianças com síndrome de Down, há evidências de que a quantidade de tempo vivenciado com colegas sem deficiência está associada a melhor memória, habilidades de linguagem e alfabetização.