Alunos que Jogam Xadrez têm Melhor Desempenho em Resolução de Problemas Matemáticos. Mito ou Realidade?
"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 920 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "Alunos que Jogam Xadrez têm Melhor Desempenho em Resolução de Problemas Matemáticos. Mito ou Realidade?" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo principal fazer uma investigação sobre a eventual influência que a habilidade de jogar xadrez pode ter no desempenho em resolver problemas matemáticos de alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Como objetivo específico, o estudo se propõe ainda a investigar as estratégias que o aluno que joga xadrez utiliza ao resolver problemas. Nesse caso, serão comparadas as estratégias daquele que joga xadrez com outro que não joga. A fundamentação teórica se aportará no estudo do jogo na visão de Piaget, como desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo da criança, Constance Kamii com jogos elucidando as implicações da teoria piagetiana na prática de sala de aula. A metodologia compreende num estudo descritivo e o instrumento diagnóstico é um teste contendo oito problemas matemáticos, baseados nos quatro eixos dos conteúdos, que foram selecionadas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2005 a 2010." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "bf60a525c5be50decddb3a7cbb7e8eff.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE CARINE LOPES" "autor_nome_curto" => "ANNE" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 920 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "Alunos que Jogam Xadrez têm Melhor Desempenho em Resolução de Problemas Matemáticos. Mito ou Realidade?" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo principal fazer uma investigação sobre a eventual influência que a habilidade de jogar xadrez pode ter no desempenho em resolver problemas matemáticos de alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Como objetivo específico, o estudo se propõe ainda a investigar as estratégias que o aluno que joga xadrez utiliza ao resolver problemas. Nesse caso, serão comparadas as estratégias daquele que joga xadrez com outro que não joga. A fundamentação teórica se aportará no estudo do jogo na visão de Piaget, como desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo da criança, Constance Kamii com jogos elucidando as implicações da teoria piagetiana na prática de sala de aula. A metodologia compreende num estudo descritivo e o instrumento diagnóstico é um teste contendo oito problemas matemáticos, baseados nos quatro eixos dos conteúdos, que foram selecionadas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2005 a 2010." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "bf60a525c5be50decddb3a7cbb7e8eff.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE CARINE LOPES" "autor_nome_curto" => "ANNE" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }