Ao longo dos meses de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (SarsCoV-2) no ano letivo de 2020 e 2021, os docentes de Parnaíba-PI buscaram se organizar pedagógica e metodologicamente para desenvolver seu trabalho pedagógico. Em face da situação de isolamento social foram obrigados a aderir ao uso da tecnologia digital, sendo, nessa perspectiva submetidos a formações contínuas no modo on-line, que viabilizassem um ‘novo fazer pedagógico’. Nesse sentido, nossa pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as práticas pedagógicas de alfabetização, ou seja, as reinvenções criadas pelos professores em tempos de pandemia no ambiente digital, bem como as consequências dessas práticas para o ensino presencial vigente atualmente. Como objetivos específicos propomos: i. Identificar o sujeito da pesquisa: caracterizando os professores alfabetizadores, sua formação e práticas pedagógicas; ii. Discutir o papel da formação de professores na orientação das práticas pedagógicas alfabetizadoras ao longo da pandemia; iii. Realizar um levantamento das práticas pedagógicas alfabetizadoras realizadas durante o período da pandemia; e, iv. Avaliar as consequências das práticas digitais para o ensino presencial. A pesquisa propõe utilizar como abordagem o enfoque qualitativo; quanto aos seus objetivos, será descritiva; e quanto aos procedimentos, os dados serão colhidos no campo com os sujeitos (professores). As análises realizar-se-ão por meio de categorias, que compreendemos como: i. Epistemológica (saberes dos professores); ii. Pedagógica (práticas e metodologias de sala de aula); e iii. Social (impactos sociais da prática dessa pesquisa sobre a alfabetização e o domínio da tecnologia), que serão estruturadas de acordo com o material obtido ao longo da pesquisa e através de relatos de experiências vividas pelos professores alfabetizadores ao longo do isolamento ocasionado pela Covid-19. Espera-se com a realização da pesquisa poder colaborar com a reflexão dos professores e suas instituições acerca da formação continuada e do alinhamento de sua prática ao uso da tecnologia.