A participação dos docentes no desenvolvimento de ensino aprendizagem é fundamental, sabendo que afetividade não é só um gesto de carinho, é algo mais, é a preocupação do bem estar, o interesse em ajudar a criança em suas dificuldades. Neste sentido trouxemos como tema A afetividade professor e aluno em sala de aula. Tivemos como objetivo desta pesquisa: Pesquisar a afetividade como instrumento de produtividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil. E, como objetivos específicos: i. Verificar como está sendo vivenciada a questão da afetividade dentro das escolas; ii. Descrever quais são as dificuldades elencadas pelo professor no sentido de trabalhar a afetividade; e, iii. Identificar quais dificuldades o professor está vivenciando ao não fazer uso da afetividade. Uma metodologia descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa. Além desses recursos utilizou-se um questionário aberto. Na execução do trabalho contou-se como fonte teórica. Paulo Freire (2000), Cunha (2008), Lakatos (2009) e Rossini. (2008). Dentre outros teóricos. Conclui-se assim, se há dificuldades tanto da criança como do professor de evidenciar afetividade como um elo educacional, a instituição precisa de mais estrutura e aperfeiçoar os profissionais para que haja segurança por parte da criança em demonstrar seus sentimento e dificuldades que enfrenta no espaço escolar. Assim será necessária a afetividade em sala de aula para que se possa obter o êxito escolar.