A tecnologia está muito presente no cotidiano das pessoas e no caso das crianças, adolescentes e jovens isso se torna mais evidente, pois são nativos digitais, nasceram imersos em uma sociedade tecnológica. Assim, como não existe somente uma forma de ensinar remotamente, com a vasta utilização de videoaulas em diferentes cursos e escolas, expomos as angústias entre os avanços dos dispositivos tecnológicos, considerando seu uso e aplicação e a necessidade de se manter um padrão educacional de qualidade para essas práticas. Nessa perspectiva, o presente trabalho propõe apresentar práticas de ensino mediadas por videoaulas aplicadas por uma professora em formação inicial, com vivências no âmbito do Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, a fim de refletir sobre a apresentação do “avatar”, em aulas com turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Parnaíba - PI. As videoaulas foram elaboradas sempre com a utilização de um avatar, com a identidade da professora-residente, utilizado para mediar o diálogo com as crianças, chamando sua atenção, assim como tornar as videoaulas mais divertidas, com maior interação e dinâmica, mediando a relação entre professora, discentes e o conhecimento. Observamos que a utilização do avatar tornou os vídeos mais interativos, estimulando e motivando as crianças a assistirem a videoaula, participarem das discussões e, posteriormente, realizarem as atividades propostas.