Artigo Cultura Escolar em Tempos de Pandemia

E-books

ISBN: 978-65-86901-91-7

ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: RELATOS DAS CRIANÇAS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 27 – Alfabetização em Contexto de Pandemia e Isolamento Social
"2022-10-21 14:14:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92094
    "edicao_id" => 298
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: RELATOS DAS CRIANÇAS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ato educativo durante a pandemia de Covid-19 foi bastante desafiador, sobretudo para as crianças em vias de alfabetização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a alfabetização ao decorrer dessa pandemia, tomando como referência os relatos de cinco crianças sobre as vivências de quando estudaram de forma remota, em 2020, no 1º ano do ensino fundamental. Tais crianças, atualmente com oito e nove anos de idade, integram uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola rural localizada no extremo-oeste de Santa Catarina. De caráter qualitativo, o estudo foi realizado no início do ano letivo de 2022, sendo que, para a coleta das informações, lançou-se mão de questionário e de produção textual. As análises feitas e as reflexões tecidas, além dos relatos das crianças, valem-se de estudos desenvolvidos por: Bizzotto, Aroeira e Porto (2010); Gatti (2020); Goulart (2020); Soares (2020) e outros. Também se recorre aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001), à Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e à Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019). Os relatos indicaram que as crianças faziam uso do celular e do WhatsApp para interação nas aulas e as atividades chegavam até elas por meio de vídeos e fotos. Segundo as crianças, com as aulas em casa, foi possível aprender a ler apenas um pouco, pelo fato de não ter havido muitas atividades de leitura. Por seu turno, elas apontaram que só aprenderam a escrever em virtude da ajuda dada pelas mães. Além disso, a grande maioria indicou que não gostou das aulas remotas, justificando, por exemplo, que nas aulas presenciais se aprende mais. Frente aos relatos expostos, conclui-se que foram muitos os desafios enfrentados pelas crianças no início de sua jornada de alfabetização, o que pode, de alguma forma, ter impactado na aprendizagem da leitura e escrita."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 27 – Alfabetização em Contexto de Pandemia e Isolamento Social"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63e3eb157d5dc_08022023153357.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 10:01:45"
    "updated_at" => "2023-02-08 15:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERIBERTO FRANCISCO XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "HERIBERTO"
    "autor_email" => "herixavier.educ@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia"
    "edicao_nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-21 14:14:08"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92094
    "edicao_id" => 298
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 1178
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: RELATOS DAS CRIANÇAS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ato educativo durante a pandemia de Covid-19 foi bastante desafiador, sobretudo para as crianças em vias de alfabetização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a alfabetização ao decorrer dessa pandemia, tomando como referência os relatos de cinco crianças sobre as vivências de quando estudaram de forma remota, em 2020, no 1º ano do ensino fundamental. Tais crianças, atualmente com oito e nove anos de idade, integram uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola rural localizada no extremo-oeste de Santa Catarina. De caráter qualitativo, o estudo foi realizado no início do ano letivo de 2022, sendo que, para a coleta das informações, lançou-se mão de questionário e de produção textual. As análises feitas e as reflexões tecidas, além dos relatos das crianças, valem-se de estudos desenvolvidos por: Bizzotto, Aroeira e Porto (2010); Gatti (2020); Goulart (2020); Soares (2020) e outros. Também se recorre aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001), à Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e à Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019). Os relatos indicaram que as crianças faziam uso do celular e do WhatsApp para interação nas aulas e as atividades chegavam até elas por meio de vídeos e fotos. Segundo as crianças, com as aulas em casa, foi possível aprender a ler apenas um pouco, pelo fato de não ter havido muitas atividades de leitura. Por seu turno, elas apontaram que só aprenderam a escrever em virtude da ajuda dada pelas mães. Além disso, a grande maioria indicou que não gostou das aulas remotas, justificando, por exemplo, que nas aulas presenciais se aprende mais. Frente aos relatos expostos, conclui-se que foram muitos os desafios enfrentados pelas crianças no início de sua jornada de alfabetização, o que pode, de alguma forma, ter impactado na aprendizagem da leitura e escrita."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 27 – Alfabetização em Contexto de Pandemia e Isolamento Social"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63e3eb157d5dc_08022023153357.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 10:01:45"
    "updated_at" => "2023-02-08 15:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERIBERTO FRANCISCO XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "HERIBERTO"
    "autor_email" => "herixavier.educ@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia"
    "edicao_nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-21 14:14:08"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 298
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia"
        "nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da forma&ccedil;&atilde;o docente, para o desenvolvimento do conhecimento acad&ecirc;mico no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos na inten&ccedil;&atilde;o de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A colet&acirc;nea traz reflex&otilde;es e a&ccedil;&otilde;es docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debru&ccedil;ados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em per&iacute;odo de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquieta&ccedil;&otilde;es e achados cient&iacute;ficos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias cr&iacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o, reflex&otilde;es que no decorrer da pandemia, &nbsp;entrela&ccedil;aram teorias e pr&aacute;ticas primordialmente na perspectiva do fazer acad&ecirc;mico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investiga&ccedil;&atilde;o, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cen&aacute;rio educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades pr&oacute;prios do processo de aquisi&ccedil;&atilde;o da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Entrela&ccedil;amos pesquisa &agrave; educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos, idosos e forma&ccedil;&atilde;o docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acad&ecirc;mico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodol&oacute;gicas, filos&oacute;ficas e epistemol&oacute;gicas no per&iacute;odo letivo em pauta e suas repercuss&otilde;es na cultura escolar.&nbsp;<br />\r\n
          Esta socializa&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica demonstra resultados de pesquisas, sobre estrat&eacute;gias pedag&oacute;gicas atrav&eacute;s do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnol&oacute;gicas digitais, que decorrem do quadro de utiliza&ccedil;&atilde;o destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o per&iacute;odo de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar tamb&eacute;m no &acirc;mbito de po&eacute;ticas, de subjetiva&ccedil;&otilde;es e de diversas linguagens e express&otilde;es que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as pr&aacute;ticas escolares e n&atilde;o escolares, possibilitando formas m&uacute;ltiplas de comunica&ccedil;&atilde;o e ci&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Interessa-nos destacar a fun&ccedil;&atilde;o social e pol&iacute;tica da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e Letramentos na viv&ecirc;ncia cultural e a import&acirc;ncia de mantermos nossos v&iacute;nculos com a dialogicidade, na pr&aacute;tica de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando hist&oacute;rias, real&ccedil;ando fazeres e saberes tradicionais e contempor&acirc;neos, revisitando a Hist&oacute;ria como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada.&nbsp;<br />\r\n
          Pensar a Alfabetiza&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por m&uacute;ltiplas linguagens.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n
          Roberto Kennedy Gomes Franco
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png"
        "timbrado" => "6352d360700ee_21102022141408.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-10-21 14:14:08"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:22"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 298
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia"
        "nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da forma&ccedil;&atilde;o docente, para o desenvolvimento do conhecimento acad&ecirc;mico no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos na inten&ccedil;&atilde;o de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A colet&acirc;nea traz reflex&otilde;es e a&ccedil;&otilde;es docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debru&ccedil;ados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em per&iacute;odo de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquieta&ccedil;&otilde;es e achados cient&iacute;ficos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias cr&iacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o, reflex&otilde;es que no decorrer da pandemia, &nbsp;entrela&ccedil;aram teorias e pr&aacute;ticas primordialmente na perspectiva do fazer acad&ecirc;mico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investiga&ccedil;&atilde;o, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cen&aacute;rio educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades pr&oacute;prios do processo de aquisi&ccedil;&atilde;o da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Entrela&ccedil;amos pesquisa &agrave; educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos, idosos e forma&ccedil;&atilde;o docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acad&ecirc;mico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodol&oacute;gicas, filos&oacute;ficas e epistemol&oacute;gicas no per&iacute;odo letivo em pauta e suas repercuss&otilde;es na cultura escolar.&nbsp;<br />\r\n
          Esta socializa&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica demonstra resultados de pesquisas, sobre estrat&eacute;gias pedag&oacute;gicas atrav&eacute;s do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnol&oacute;gicas digitais, que decorrem do quadro de utiliza&ccedil;&atilde;o destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o per&iacute;odo de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar tamb&eacute;m no &acirc;mbito de po&eacute;ticas, de subjetiva&ccedil;&otilde;es e de diversas linguagens e express&otilde;es que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as pr&aacute;ticas escolares e n&atilde;o escolares, possibilitando formas m&uacute;ltiplas de comunica&ccedil;&atilde;o e ci&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Interessa-nos destacar a fun&ccedil;&atilde;o social e pol&iacute;tica da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e Letramentos na viv&ecirc;ncia cultural e a import&acirc;ncia de mantermos nossos v&iacute;nculos com a dialogicidade, na pr&aacute;tica de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando hist&oacute;rias, real&ccedil;ando fazeres e saberes tradicionais e contempor&acirc;neos, revisitando a Hist&oacute;ria como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada.&nbsp;<br />\r\n
          Pensar a Alfabetiza&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por m&uacute;ltiplas linguagens.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n
          Roberto Kennedy Gomes Franco
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png"
        "timbrado" => "6352d360700ee_21102022141408.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-10-21 14:14:08"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:22"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 189
                "edicao_id" => 298
                "codigo" => "978-65-86901-91-7"
                "capa" => "63e14d5e722cf_06022023155630.png"
                "titulo" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia"
                "prefacio" => """
                  O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da forma&ccedil;&atilde;o docente, para o desenvolvimento do conhecimento acad&ecirc;mico no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos na inten&ccedil;&atilde;o de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A colet&acirc;nea traz reflex&otilde;es e a&ccedil;&otilde;es docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debru&ccedil;ados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em per&iacute;odo de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquieta&ccedil;&otilde;es e achados cient&iacute;ficos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias cr&iacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o, reflex&otilde;es que no decorrer da pandemia, &nbsp;entrela&ccedil;aram teorias e pr&aacute;ticas primordialmente na perspectiva do fazer acad&ecirc;mico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investiga&ccedil;&atilde;o, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cen&aacute;rio educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades pr&oacute;prios do processo de aquisi&ccedil;&atilde;o da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Entrela&ccedil;amos pesquisa &agrave; educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos, idosos e forma&ccedil;&atilde;o docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acad&ecirc;mico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodol&oacute;gicas, filos&oacute;ficas e epistemol&oacute;gicas no per&iacute;odo letivo em pauta e suas repercuss&otilde;es na cultura escolar.&nbsp;<br />\r\n
                  Esta socializa&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica demonstra resultados de pesquisas, sobre estrat&eacute;gias pedag&oacute;gicas atrav&eacute;s do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnol&oacute;gicas digitais, que decorrem do quadro de utiliza&ccedil;&atilde;o destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o per&iacute;odo de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar tamb&eacute;m no &acirc;mbito de po&eacute;ticas, de subjetiva&ccedil;&otilde;es e de diversas linguagens e express&otilde;es que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as pr&aacute;ticas escolares e n&atilde;o escolares, possibilitando formas m&uacute;ltiplas de comunica&ccedil;&atilde;o e ci&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Interessa-nos destacar a fun&ccedil;&atilde;o social e pol&iacute;tica da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e Letramentos na viv&ecirc;ncia cultural e a import&acirc;ncia de mantermos nossos v&iacute;nculos com a dialogicidade, na pr&aacute;tica de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando hist&oacute;rias, real&ccedil;ando fazeres e saberes tradicionais e contempor&acirc;neos, revisitando a Hist&oacute;ria como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada.&nbsp;<br />\r\n
                  Pensar a Alfabetiza&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por m&uacute;ltiplas linguagens.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Edite Colares Oliveira Marques<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6419e48b9bc76_21032023140827.pdf"
                "arquivo" => "21032023140803-CULTURA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-10-21 14:14:08"
                "updated_at" => "2023-03-21 14:08:27"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 189
                "edicao_id" => 298
                "codigo" => "978-65-86901-91-7"
                "capa" => "63e14d5e722cf_06022023155630.png"
                "titulo" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia"
                "prefacio" => """
                  O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da forma&ccedil;&atilde;o docente, para o desenvolvimento do conhecimento acad&ecirc;mico no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos na inten&ccedil;&atilde;o de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A colet&acirc;nea traz reflex&otilde;es e a&ccedil;&otilde;es docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debru&ccedil;ados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em per&iacute;odo de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquieta&ccedil;&otilde;es e achados cient&iacute;ficos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias cr&iacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o, reflex&otilde;es que no decorrer da pandemia, &nbsp;entrela&ccedil;aram teorias e pr&aacute;ticas primordialmente na perspectiva do fazer acad&ecirc;mico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investiga&ccedil;&atilde;o, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cen&aacute;rio educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades pr&oacute;prios do processo de aquisi&ccedil;&atilde;o da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Entrela&ccedil;amos pesquisa &agrave; educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos, idosos e forma&ccedil;&atilde;o docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acad&ecirc;mico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodol&oacute;gicas, filos&oacute;ficas e epistemol&oacute;gicas no per&iacute;odo letivo em pauta e suas repercuss&otilde;es na cultura escolar.&nbsp;<br />\r\n
                  Esta socializa&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica demonstra resultados de pesquisas, sobre estrat&eacute;gias pedag&oacute;gicas atrav&eacute;s do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnol&oacute;gicas digitais, que decorrem do quadro de utiliza&ccedil;&atilde;o destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o per&iacute;odo de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar tamb&eacute;m no &acirc;mbito de po&eacute;ticas, de subjetiva&ccedil;&otilde;es e de diversas linguagens e express&otilde;es que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as pr&aacute;ticas escolares e n&atilde;o escolares, possibilitando formas m&uacute;ltiplas de comunica&ccedil;&atilde;o e ci&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Interessa-nos destacar a fun&ccedil;&atilde;o social e pol&iacute;tica da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e Letramentos na viv&ecirc;ncia cultural e a import&acirc;ncia de mantermos nossos v&iacute;nculos com a dialogicidade, na pr&aacute;tica de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando hist&oacute;rias, real&ccedil;ando fazeres e saberes tradicionais e contempor&acirc;neos, revisitando a Hist&oacute;ria como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada.&nbsp;<br />\r\n
                  Pensar a Alfabetiza&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por m&uacute;ltiplas linguagens.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Edite Colares Oliveira Marques<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6419e48b9bc76_21032023140827.pdf"
                "arquivo" => "21032023140803-CULTURA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-10-21 14:14:08"
                "updated_at" => "2023-03-21 14:08:27"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de outubro de 2022

Resumo

O ato educativo durante a pandemia de Covid-19 foi bastante desafiador, sobretudo para as crianças em vias de alfabetização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a alfabetização ao decorrer dessa pandemia, tomando como referência os relatos de cinco crianças sobre as vivências de quando estudaram de forma remota, em 2020, no 1º ano do ensino fundamental. Tais crianças, atualmente com oito e nove anos de idade, integram uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola rural localizada no extremo-oeste de Santa Catarina. De caráter qualitativo, o estudo foi realizado no início do ano letivo de 2022, sendo que, para a coleta das informações, lançou-se mão de questionário e de produção textual. As análises feitas e as reflexões tecidas, além dos relatos das crianças, valem-se de estudos desenvolvidos por: Bizzotto, Aroeira e Porto (2010); Gatti (2020); Goulart (2020); Soares (2020) e outros. Também se recorre aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001), à Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e à Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019). Os relatos indicaram que as crianças faziam uso do celular e do WhatsApp para interação nas aulas e as atividades chegavam até elas por meio de vídeos e fotos. Segundo as crianças, com as aulas em casa, foi possível aprender a ler apenas um pouco, pelo fato de não ter havido muitas atividades de leitura. Por seu turno, elas apontaram que só aprenderam a escrever em virtude da ajuda dada pelas mães. Além disso, a grande maioria indicou que não gostou das aulas remotas, justificando, por exemplo, que nas aulas presenciais se aprende mais. Frente aos relatos expostos, conclui-se que foram muitos os desafios enfrentados pelas crianças no início de sua jornada de alfabetização, o que pode, de alguma forma, ter impactado na aprendizagem da leitura e escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.