Nas orientações adotadas para a alfabetização nas últimas décadas (PCNs, BNCC) tem estado presente a ideia de que é preciso apresentar no início da alfabetização todas as letras do alfabeto de uma vez, sem estabelecer uma progressão, nem focalizar no ensino sistemático de relações grafema-fonema específicas. Por outro lado, as tentativas de recuperar a alfabetização dos alunos que permaneceram com aulas remotas durante dois anos, desafiam os educadores a buscarem outros caminhos para acelerar o domínio do sistema de escrita. Embasado na Pedagogia Histórico-Crítica, o projeto “Acompanhamento e apoio aos processos de reforço escolar na alfabetização e leitura” aplicou três sequências didáticas centradas em palavras-chave retiradas de textos clássicos da literatura infantil. O objetivo da abordagem foi garantir a aprendizagem e o domínio do princípio alfabético do nosso sistema de escrita, focando a atenção do aluno em um conjunto limitado de relações grafofonêmicas, vinculadas a cada palavra-chave que foi trabalhada. A metodologia do projeto seguiu as linhas gerais de uma pesquisa-ação uma vez que consistiu em intervir no processo de ensino, em diálogo com os sujeitos envolvidos e parceria universidade-escola, com a intenção de provocar mudanças e avaliar seus limites e possibilidades. Os resultados indicam que o estudo sistemático do sistema alfabético a partir de palavras-chave se revelou uma estratégia bem-sucedida para o avanço no processo de alfabetização dos alunos em defasagem, não só por gerar uma aceleração da descoberta do princípio alfabético, mas também por produzir maior interesse das crianças pela leitura e por aprender mais.