Atualmente a educação socioemocional é uma temática que vem sendo muito abordada e discutida no ramo educacional principalmente depois da pandemia do covid-19. A mesma configura-se por ações pedagógicas planejadas e desenvolvidas junto aos alunos, objetivando um trabalho de orientação e formação de habilidades comportamentais, atitudes e conhecimentos que ultrapassam o fator cognitivo, buscando orientar os mesmos a conviverem melhor, administrando as emoções, tomando decisões responsáveis e cuidadosas, sabendo lidar consigo próprio e com os demais sujeitos na sociedade. Para tanto é de extrema importância que os professores sejam preparados para essa demanda atual que se apresenta no ambiente educativo, possibilitando uma boa atuação destes com essa nova vertente de ensino e aprendizagem que se apresenta e que urge ser lembrada em meio aos processos de práticas educativas nas escolas. Diante disso, o presente trabalho vem apresentar um relato de experiência de formação continuada realizada no município de Barbalha-Ce, voltada ao trabalho de construção das sensibilidades e dos saberes docentes sobre a temática da educação socioemocional. O mesmo traz como objetivo maior apresentar a importância da ação e atuação docente em sala de aula unindo os saberes cognitivos ensinados e aprendidos no ambiente escolar aos saberes socioemocionais. Para tanto o referido trabalho baseia - se em estudo bibliográfico sobre a temática abordada, bem como nas experiências vivenciadas em sala de aula pelos professores e nos encontros formativos realizados com a participação dos mesmos. A pesquisa traz como embasamento teórico obras de autores que trabalham essa questão, como por exemplo: KOLLER (1997), MENDES (2016), ABED, (2016) e VYGOTSKY (2010). O que se espera como resultado final dessa pesquisa é que seja propagada a ideia da importância da ação educativa visualizando o aluno como um ser em formação constante, visando o amplo desenvolvimento do mesmo de forma integral, do cognitivo ao emocional.