AS DEFINIÇÕES DE TRIÂNGULO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9532 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "AS DEFINIÇÕES DE TRIÂNGULO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A pesquisa apresenta uma análise das representações e definições de triângulo em 22 coleções de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi analisada a variedade de representações quanto a lados, ângulos, posição na página e contorno. Como referencial teórico utilizou-se a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval que argumenta sobre a importância da variedade de representações. Os resultados da pesquisa indicam que há pouca variedade de representações de triângulos, a comparação do resultado com pesquisas anteriores aponta que essa prática pode comprometer o reconhecimento dos triângulos. Em relação às definições apresentadas, em apenas um caso houve o comentário sobre o contorno da figura, nas demais definições, a representação é apresentada com preenchimento ou com contorno sem nenhuma diferenciação." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO, DEFINIÇÃO, TRIÂNGULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_09_2014_10_36_31_idinscrito_95_c6920cf2cbaf1aa3e294cfe85937e38d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda_mat123@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9532 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "AS DEFINIÇÕES DE TRIÂNGULO E SUAS REPRESENTAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A pesquisa apresenta uma análise das representações e definições de triângulo em 22 coleções de livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi analisada a variedade de representações quanto a lados, ângulos, posição na página e contorno. Como referencial teórico utilizou-se a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval que argumenta sobre a importância da variedade de representações. Os resultados da pesquisa indicam que há pouca variedade de representações de triângulos, a comparação do resultado com pesquisas anteriores aponta que essa prática pode comprometer o reconhecimento dos triângulos. Em relação às definições apresentadas, em apenas um caso houve o comentário sobre o contorno da figura, nas demais definições, a representação é apresentada com preenchimento ou com contorno sem nenhuma diferenciação." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO, DEFINIÇÃO, TRIÂNGULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_09_2014_10_36_31_idinscrito_95_c6920cf2cbaf1aa3e294cfe85937e38d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda_mat123@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }