DESVENDANDO A ARTE POR TRÁS DO PROCESSO DE DIVISÃO CELULAR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100020 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7078 "inscrito_id" => 3931 "titulo" => "DESVENDANDO A ARTE POR TRÁS DO PROCESSO DE DIVISÃO CELULAR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O termo divisão celular consiste em uma série de etapas sucessivas que tem como finalidade a multiplicação de células para determinados fins, podendo ser classificado em Mitose (células somáticas) e Meiose (células germinativas). O processo de divisão tem como contribuição para célula a reparação de tecidos degradados, a formação de clones e a formação de gametas que originarão indivíduos com materiais genéticos distintos, bem como a variabilidade genética. Avaliando os princípios que abrange o termo, percebeu-se que a presença de conceitos abstratos contribui na dificuldade de assimilação e relação com a realidade vivenciada pelos alunos. Nesse prisma, é preciso desenvolver propostas que possibilitem um melhor aproveitamento do conteúdo, auxiliando na compreensão dos assuntos e sua conexão com o dia a dia das pessoas. O ensino por investigação é uma ferramenta que promove a construção da aprendizagem levando em consideração os pensamentos progressistas, trabalhando os conhecimentos construídos a partir do aluno, além de defender a interação entre os sujeitos envolvidos no processo. Assim, o objetivo do trabalho é propor uma Sequência Didática Investigativa como forma de evidenciar a real importância biológica da divisão celular para os seres vivos. A proposta consiste em 4 etapas fragmentadas em: (1) Aula dialogada sobre os conhecimentos prévios acerca do processo de divisão celular e iniciação da problematização; (2) Orientação das pesquisas na literatura para o levantamento de hipóteses sobre o tema; (3) Discussão a partir de uma aula lúdica para a turma que promova a real consciência sobre a importância das divisões; (4) Retomada do problema inicial e reconstrução da solução do problema, gerando a conscientização. Espera-se que a elaboração, por parte do corpo docente, da Sequência Didática Investigativa proporcione um entendimento claro a respeito dos processos biológicos que envolvem a divisão celular, além de sua finalidade no desenvolvimento biológico e sua colaboração para sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3931_TB7078_10122023234643.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MISLÂNIA DANÚBIA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MISLÂNIA" "autor_email" => "mislaniadanubia1707@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100020 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7078 "inscrito_id" => 3931 "titulo" => "DESVENDANDO A ARTE POR TRÁS DO PROCESSO DE DIVISÃO CELULAR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O termo divisão celular consiste em uma série de etapas sucessivas que tem como finalidade a multiplicação de células para determinados fins, podendo ser classificado em Mitose (células somáticas) e Meiose (células germinativas). O processo de divisão tem como contribuição para célula a reparação de tecidos degradados, a formação de clones e a formação de gametas que originarão indivíduos com materiais genéticos distintos, bem como a variabilidade genética. Avaliando os princípios que abrange o termo, percebeu-se que a presença de conceitos abstratos contribui na dificuldade de assimilação e relação com a realidade vivenciada pelos alunos. Nesse prisma, é preciso desenvolver propostas que possibilitem um melhor aproveitamento do conteúdo, auxiliando na compreensão dos assuntos e sua conexão com o dia a dia das pessoas. O ensino por investigação é uma ferramenta que promove a construção da aprendizagem levando em consideração os pensamentos progressistas, trabalhando os conhecimentos construídos a partir do aluno, além de defender a interação entre os sujeitos envolvidos no processo. Assim, o objetivo do trabalho é propor uma Sequência Didática Investigativa como forma de evidenciar a real importância biológica da divisão celular para os seres vivos. A proposta consiste em 4 etapas fragmentadas em: (1) Aula dialogada sobre os conhecimentos prévios acerca do processo de divisão celular e iniciação da problematização; (2) Orientação das pesquisas na literatura para o levantamento de hipóteses sobre o tema; (3) Discussão a partir de uma aula lúdica para a turma que promova a real consciência sobre a importância das divisões; (4) Retomada do problema inicial e reconstrução da solução do problema, gerando a conscientização. Espera-se que a elaboração, por parte do corpo docente, da Sequência Didática Investigativa proporcione um entendimento claro a respeito dos processos biológicos que envolvem a divisão celular, além de sua finalidade no desenvolvimento biológico e sua colaboração para sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3931_TB7078_10122023234643.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MISLÂNIA DANÚBIA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MISLÂNIA" "autor_email" => "mislaniadanubia1707@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }