O termo divisão celular consiste em uma série de etapas sucessivas que tem como finalidade a multiplicação de células para determinados fins, podendo ser classificado em Mitose (células somáticas) e Meiose (células germinativas). O processo de divisão tem como contribuição para célula a reparação de tecidos degradados, a formação de clones e a formação de gametas que originarão indivíduos com materiais genéticos distintos, bem como a variabilidade genética. Avaliando os princípios que abrange o termo, percebeu-se que a presença de conceitos abstratos contribui na dificuldade de assimilação e relação com a realidade vivenciada pelos alunos. Nesse prisma, é preciso desenvolver propostas que possibilitem um melhor aproveitamento do conteúdo, auxiliando na compreensão dos assuntos e sua conexão com o dia a dia das pessoas. O ensino por investigação é uma ferramenta que promove a construção da aprendizagem levando em consideração os pensamentos progressistas, trabalhando os conhecimentos construídos a partir do aluno, além de defender a interação entre os sujeitos envolvidos no processo. Assim, o objetivo do trabalho é propor uma Sequência Didática Investigativa como forma de evidenciar a real importância biológica da divisão celular para os seres vivos. A proposta consiste em 4 etapas fragmentadas em: (1) Aula dialogada sobre os conhecimentos prévios acerca do processo de divisão celular e iniciação da problematização; (2) Orientação das pesquisas na literatura para o levantamento de hipóteses sobre o tema; (3) Discussão a partir de uma aula lúdica para a turma que promova a real consciência sobre a importância das divisões; (4) Retomada do problema inicial e reconstrução da solução do problema, gerando a conscientização. Espera-se que a elaboração, por parte do corpo docente, da Sequência Didática Investigativa proporcione um entendimento claro a respeito dos processos biológicos que envolvem a divisão celular, além de sua finalidade no desenvolvimento biológico e sua colaboração para sociedade.