ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS: INCENTIVANDO O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100046 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7110 "inscrito_id" => 20741 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS: INCENTIVANDO O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta o resultado de uma experiência prática do estágio supervisionado proposto pelo Curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia.. Ancoradas na abordagem qualitativa, tendo a pesquisa ação como parâmetro metodológico norteador (CHIZZOTTI, 2017), buscou-se desenvolver práticas educativas com a turma do segundo período da Educação Infantil, em uma escola municipal na cidade de Ponto Novo, BA. A observação direta foi utilizada como dispositivo para coleta de dados o que permitiu o acesso a informações básicas sobre a comunidade escolar (ANDRÉ, 2012). Durante o processo de observações percebemos a necessidade da intervenção. Sendo assim, organizamos o planejamento didático com o objetivo de incentivar a escrita e leitura dos/as estudantes através das atividades lúdicas, visto que as crianças apresentavam dificuldades na escrita do nome e identificação dos códigos alfa numéricas. É válido salientar que a revisão bibliográfica buscou fundamentação teórica a partir dos seguintes conceitos: Ludicidade Crianças, Alfabetização e Letramento. Autores/as como (HUIZINGA, 2000; LUCKESI, 2014; KISHIMOTO, 2017; KRAMER, 2010; FRANCO, 2012) entre outros/as. Durante a prática do estágio buscou-se maior aproximação com os/as estudantes para facilitar o desenvolvimento interativo do processo de ensino e aprendizagem. Um dos resultados positivos percebidos foi a evolução de algumas crianças. Duas delas conseguiram escrever seu primeiro nome. Uma criança com deficiência passou a identificar algumas letras do alfabeto, e outra conseguiu escrever e separar a silabas. Esses resultados levaram a criação de um livro gigante construído coletivamente com as crianças que escreveram seus nomes na capa com registros pessoais o que impactou significativamente em seus processos de alfabetização e letramento. Identificamos que a teoria associada à prática lúdica do estágio ampliam os horizontes das educadoras em formação e redimensionam os caminhos percorridos nas escolas que ainda são permeadas por metodologias arraigadas no arcabouço da educação tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20741_TB7110_20062023221534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEILDA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Adeilda" "autor_email" => "oliveiraad17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100046 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7110 "inscrito_id" => 20741 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS: INCENTIVANDO O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta o resultado de uma experiência prática do estágio supervisionado proposto pelo Curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia.. Ancoradas na abordagem qualitativa, tendo a pesquisa ação como parâmetro metodológico norteador (CHIZZOTTI, 2017), buscou-se desenvolver práticas educativas com a turma do segundo período da Educação Infantil, em uma escola municipal na cidade de Ponto Novo, BA. A observação direta foi utilizada como dispositivo para coleta de dados o que permitiu o acesso a informações básicas sobre a comunidade escolar (ANDRÉ, 2012). Durante o processo de observações percebemos a necessidade da intervenção. Sendo assim, organizamos o planejamento didático com o objetivo de incentivar a escrita e leitura dos/as estudantes através das atividades lúdicas, visto que as crianças apresentavam dificuldades na escrita do nome e identificação dos códigos alfa numéricas. É válido salientar que a revisão bibliográfica buscou fundamentação teórica a partir dos seguintes conceitos: Ludicidade Crianças, Alfabetização e Letramento. Autores/as como (HUIZINGA, 2000; LUCKESI, 2014; KISHIMOTO, 2017; KRAMER, 2010; FRANCO, 2012) entre outros/as. Durante a prática do estágio buscou-se maior aproximação com os/as estudantes para facilitar o desenvolvimento interativo do processo de ensino e aprendizagem. Um dos resultados positivos percebidos foi a evolução de algumas crianças. Duas delas conseguiram escrever seu primeiro nome. Uma criança com deficiência passou a identificar algumas letras do alfabeto, e outra conseguiu escrever e separar a silabas. Esses resultados levaram a criação de um livro gigante construído coletivamente com as crianças que escreveram seus nomes na capa com registros pessoais o que impactou significativamente em seus processos de alfabetização e letramento. Identificamos que a teoria associada à prática lúdica do estágio ampliam os horizontes das educadoras em formação e redimensionam os caminhos percorridos nas escolas que ainda são permeadas por metodologias arraigadas no arcabouço da educação tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20741_TB7110_20062023221534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEILDA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Adeilda" "autor_email" => "oliveiraad17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }