O CUIDADOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100048 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7112 "inscrito_id" => 20779 "titulo" => "O CUIDADOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Na escola é onde ocorre além da formação de conhecimentos, dos valores e padrões de comportamentos, os primeiros contatos com professores e colegas, em um cenário diverso onde a diversidade da condição humana deve ser respeitada. O respeito ao desenvolvimento da criança com deficiência depende fundamentalmente do enriquecimento afetivo e estrutural do ambiente no qual ela está inserida, bem como do incentivo das pessoas que estão à sua volta. Partindo dessa premissa, a presença de um tutor/cuidador que intervenha e auxilie de forma adequada o processo inclusivo e de aprendizagem é de fundamental importância. Diante da dimensão da discussão da educação especial inclusiva e o papel do tutor/cuidador, este texto, resultado de pesquisa no Programa de Iniciação Científica objetiva analisar o papel deste profissional frente aos alunos com deficiências, discorrendo sobre as adversidades enfrentadas na inclusão e na aprendizagem escolar. Os participantes do estudo são: uma professora e um tutor/cuidador de crianças com deficiência investigados por meio de entrevista oral semiestruturada e tem como locus de pesquisa, uma escola municipal de Humaitá-AM. Os resultados indicam que o papel do tutor/cuidador é de grande importância para o processo de aprendizagem e inclusão do aluno com deficiência, expressivos são também os desafios enfrentados. Para o professor, o auxílio de um cuidador possibilita amenizar os desafios enfrentados cotidianamente, incluir e atender com mais qualidade garantindo direitos. Tendo em vista que este profissional tem papel importante na inclusão, torna-se basilar rever a formação dos cuidadores, uma vez que a grande maioria não sabe o seu papel, nem se sentem capacitados para atuar com alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20779_TB7112_29112023174622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTE DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUTE" "autor_email" => "rutthsilva21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100048 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7112 "inscrito_id" => 20779 "titulo" => "O CUIDADOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Na escola é onde ocorre além da formação de conhecimentos, dos valores e padrões de comportamentos, os primeiros contatos com professores e colegas, em um cenário diverso onde a diversidade da condição humana deve ser respeitada. O respeito ao desenvolvimento da criança com deficiência depende fundamentalmente do enriquecimento afetivo e estrutural do ambiente no qual ela está inserida, bem como do incentivo das pessoas que estão à sua volta. Partindo dessa premissa, a presença de um tutor/cuidador que intervenha e auxilie de forma adequada o processo inclusivo e de aprendizagem é de fundamental importância. Diante da dimensão da discussão da educação especial inclusiva e o papel do tutor/cuidador, este texto, resultado de pesquisa no Programa de Iniciação Científica objetiva analisar o papel deste profissional frente aos alunos com deficiências, discorrendo sobre as adversidades enfrentadas na inclusão e na aprendizagem escolar. Os participantes do estudo são: uma professora e um tutor/cuidador de crianças com deficiência investigados por meio de entrevista oral semiestruturada e tem como locus de pesquisa, uma escola municipal de Humaitá-AM. Os resultados indicam que o papel do tutor/cuidador é de grande importância para o processo de aprendizagem e inclusão do aluno com deficiência, expressivos são também os desafios enfrentados. Para o professor, o auxílio de um cuidador possibilita amenizar os desafios enfrentados cotidianamente, incluir e atender com mais qualidade garantindo direitos. Tendo em vista que este profissional tem papel importante na inclusão, torna-se basilar rever a formação dos cuidadores, uma vez que a grande maioria não sabe o seu papel, nem se sentem capacitados para atuar com alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20779_TB7112_29112023174622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTE DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUTE" "autor_email" => "rutthsilva21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }