CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100098 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7185 "inscrito_id" => 12643 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "resumo" => "Sabe que o processo de alfabetização e letramento em nosso país é uma temática cada vez mais discutida e destacada, na maioria das vezes, como algo preocupante, pois o número de analfabetos ainda é alarmante. Além do mais, existem aquelas pessoas que são tidas como alfabetizadas, mas que infelizmente não possuem a habilidade de uso da leitura e da escrita em práticas sociais, apenas decodificam textos sem compreender o real sentido do exposto. Diante disso, esse trabalho de pesquisa é fruto de uma atividade pedagógica, desenvolvida no componente curricular denominado Alfabetização, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Tal estudo teve como objetivo central proporcionar vivências de leitura e escrita a crianças ou adultos que ainda estão em processo de alfabetização, mas, como não tive a oportunidade de realizar com mais de um aprendiz, desenvolvi a atividade com uma criança de 10 anos, estudante do 4° ano, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada no município de Nova Cruz, Rio Grande do Norte. O embasamento teórico se deu a partir da perspectiva interacionista, conforme posto por Vygotsky. Assim como também foram abordadas concepções de leitura de Junqueira. Posto isso, o desenvolvimento prático da atividade se deu a partir da leitura de uma crônica, acompanhada de perguntas baseadas em estratégias de leituras interacionistas, as quais foram desenvolvidas junto à criança, e me possibilitaram perceber que quando se passa confiança ao aprendiz e considera seu repertório de conhecimento, o ensino-aprendizagem se torna leve e repleto de significados, tornando uma aprendizagem significativa para ambos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12643_TB7185_20112023224019.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA SIMÃO GOMES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "NATHALIA" "autor_email" => "gomesnathalia173@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100098 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7185 "inscrito_id" => 12643 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "resumo" => "Sabe que o processo de alfabetização e letramento em nosso país é uma temática cada vez mais discutida e destacada, na maioria das vezes, como algo preocupante, pois o número de analfabetos ainda é alarmante. Além do mais, existem aquelas pessoas que são tidas como alfabetizadas, mas que infelizmente não possuem a habilidade de uso da leitura e da escrita em práticas sociais, apenas decodificam textos sem compreender o real sentido do exposto. Diante disso, esse trabalho de pesquisa é fruto de uma atividade pedagógica, desenvolvida no componente curricular denominado Alfabetização, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Tal estudo teve como objetivo central proporcionar vivências de leitura e escrita a crianças ou adultos que ainda estão em processo de alfabetização, mas, como não tive a oportunidade de realizar com mais de um aprendiz, desenvolvi a atividade com uma criança de 10 anos, estudante do 4° ano, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada no município de Nova Cruz, Rio Grande do Norte. O embasamento teórico se deu a partir da perspectiva interacionista, conforme posto por Vygotsky. Assim como também foram abordadas concepções de leitura de Junqueira. Posto isso, o desenvolvimento prático da atividade se deu a partir da leitura de uma crônica, acompanhada de perguntas baseadas em estratégias de leituras interacionistas, as quais foram desenvolvidas junto à criança, e me possibilitaram perceber que quando se passa confiança ao aprendiz e considera seu repertório de conhecimento, o ensino-aprendizagem se torna leve e repleto de significados, tornando uma aprendizagem significativa para ambos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12643_TB7185_20112023224019.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA SIMÃO GOMES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "NATHALIA" "autor_email" => "gomesnathalia173@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }