OS IMPACTOS PÓS PANDEMIA NO ENEM E A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100132 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7230 "inscrito_id" => 21134 "titulo" => "OS IMPACTOS PÓS PANDEMIA NO ENEM E A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda os impactos que a pandemia do COVID-19 trouxe na preparação para o ENEM e ensino em Química. A pandemia trouxe mudanças significativas no cenário educacional, afetando diretamente a rotina dos estudantes e suas estratégias de estudo. Os principais impactos observados foram o aumento dos níveis de ansiedade e estresse entre os jovens, decorrentes do isolamento social, incertezas quanto ao futuro, assim como adaptação a novas modalidades de ensino, como o ensino remoto. Isto prejudicou de maneira significativa a concentração, o foco e a organização dos estudos, gerando uma queda no desempenho acadêmico. Dessa forma, é fundamental que os estudantes de licenciatura em Química estejam atentos aos aspectos emocionais dos estudantes e ofereçam suporte adequado. Esta pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, e analisou-se, durante a vivência do PIBID, por meio de um questionário os estudantes do ensino médio que estão em uma fase pré-vestibular. Além de abordar o papel da motivação na preparação dos estudos, como o incentivo de estabelecer metas realistas, reconhecer o progresso alcançado dos estudantes e a valorização dos esforços individuais. A motivação se mostrou como fundamental na superação dos desafios enfrentados na preparação para o vestibular, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e bem-estar geral dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21134_TB7230_20112023194136.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA CAROLYNE MATIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaelacarolyne11@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100132 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7230 "inscrito_id" => 21134 "titulo" => "OS IMPACTOS PÓS PANDEMIA NO ENEM E A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda os impactos que a pandemia do COVID-19 trouxe na preparação para o ENEM e ensino em Química. A pandemia trouxe mudanças significativas no cenário educacional, afetando diretamente a rotina dos estudantes e suas estratégias de estudo. Os principais impactos observados foram o aumento dos níveis de ansiedade e estresse entre os jovens, decorrentes do isolamento social, incertezas quanto ao futuro, assim como adaptação a novas modalidades de ensino, como o ensino remoto. Isto prejudicou de maneira significativa a concentração, o foco e a organização dos estudos, gerando uma queda no desempenho acadêmico. Dessa forma, é fundamental que os estudantes de licenciatura em Química estejam atentos aos aspectos emocionais dos estudantes e ofereçam suporte adequado. Esta pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, e analisou-se, durante a vivência do PIBID, por meio de um questionário os estudantes do ensino médio que estão em uma fase pré-vestibular. Além de abordar o papel da motivação na preparação dos estudos, como o incentivo de estabelecer metas realistas, reconhecer o progresso alcançado dos estudantes e a valorização dos esforços individuais. A motivação se mostrou como fundamental na superação dos desafios enfrentados na preparação para o vestibular, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e bem-estar geral dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21134_TB7230_20112023194136.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA CAROLYNE MATIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaelacarolyne11@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }