A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO-PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, NO MBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7260 "inscrito_id" => 20640 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO-PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, NO MBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL." "resumo" => "O presente artigo é resultado de um estudo autoetnográfico de caráter exploratório e descritivo-explicativo, com o propósito de investigar a constituição identitária do professor residente através de sua prática docente e da relação professor-aluno no contexto do Programa Residência Pedagógica - PRP, no âmbito do IFAL, campus Arapiraca. Este trabalho tem como objetivo central investigar de que forma a relação professor-aluno no âmbito do PRP contribui para a constituição identitária do professor-residente. Para cumprirmos nosso objetivo utilizamos uma abordagem autoetnográfica da pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador se torna o sujeito principal do estudo, investigando a sua própria experiência e reflexões em relação a um determinado fenômeno cultural, social ou pessoal (SANTOS, 2017). Assim sendo, utilizamos como base teórica, (i) os conceitos sobre a identidade do professor apresentados por Pimenta (1996) e Iza (2014); e (ii) as abordagens sobre a relação professor-aluno a partir de Morales (1999) e Brait (2010). De acordo com os estudos realizados compreendemos que a identidade do professor se constrói não apenas a partir da interação entre os espaços que ele ocupa, como a sala de aula, mas também da constante interação e troca de saberes entre os alunos e o ambiente acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20640_TB7260_04102023224648.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FELIPE PEREIRA" "autor_email" => "fps3@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100155 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7260 "inscrito_id" => 20640 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO-PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP, NO MBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL." "resumo" => "O presente artigo é resultado de um estudo autoetnográfico de caráter exploratório e descritivo-explicativo, com o propósito de investigar a constituição identitária do professor residente através de sua prática docente e da relação professor-aluno no contexto do Programa Residência Pedagógica - PRP, no âmbito do IFAL, campus Arapiraca. Este trabalho tem como objetivo central investigar de que forma a relação professor-aluno no âmbito do PRP contribui para a constituição identitária do professor-residente. Para cumprirmos nosso objetivo utilizamos uma abordagem autoetnográfica da pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador se torna o sujeito principal do estudo, investigando a sua própria experiência e reflexões em relação a um determinado fenômeno cultural, social ou pessoal (SANTOS, 2017). Assim sendo, utilizamos como base teórica, (i) os conceitos sobre a identidade do professor apresentados por Pimenta (1996) e Iza (2014); e (ii) as abordagens sobre a relação professor-aluno a partir de Morales (1999) e Brait (2010). De acordo com os estudos realizados compreendemos que a identidade do professor se constrói não apenas a partir da interação entre os espaços que ele ocupa, como a sala de aula, mas também da constante interação e troca de saberes entre os alunos e o ambiente acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20640_TB7260_04102023224648.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FELIPE PEREIRA" "autor_email" => "fps3@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }