AS TIC’S EM SALA DE AULA: A FERRAMENTA KAHOOT COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7266 "inscrito_id" => 22294 "titulo" => "AS TIC’S EM SALA DE AULA: A FERRAMENTA KAHOOT COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O artigo é resultado da utilização da ferramenta Kahoot em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Campina Grande – PB. O Kahoot é um site onde se tem a possibilidade de criar jogos de perguntas e respostas ou verdadeiro e falso (no modo gratuito), em sala de aula o docente pode utilizá-lo como um meio de gamificar o ensino da Geografia, tornando mais lúdico e prazeroso o processo de ensino, enfatizando o uso dessa ciência para a leitura do espaço geográfico onde o aluno está inserido. O objetivo do artigo é apresentar como o Kahoot pode ser utilizado em sala de aula para apresentar os conteúdos das temáticas físico-naturais apresentados de forma singular no sexto ano do fundamental. A metodologia usada é a qualitativa, pois foi por meio da observação que o professor pôde perceber o maior interesse nas aulas e a singularidade desta nova geração para com as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s), a plataforma foi utilizada sempre no fechamento do conteúdo de tais temáticas, para que a ferramenta também fosse um meio de enfatizar que era necessário ter maior atenção durante as aulas, para que o resultado no jogo fosse proveitoso. Como resultados, tivemos o maior engajamento durante as aulas, uma maior preocupação em entender o conteúdo e a transformação do processo de ensino aprendizagem em algo mais lúdico e prazeroso, já que, a turma escolhida ainda possui uma faixa etária onde 100% é criança. Por fim, podemos considerar a importância de ferramentas como o Kahoot para o processo de ensino e ter a preocupação de sempre procurar novas ferramentas que podem ser utilizadas dentro de sala de aula, pois é verídico a transformação do ensino pós uso destas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22294_TB7266_04102023231235.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE CAROLINE DE SOUZA SOUTO" "autor_nome_curto" => "Joyce Souto" "autor_email" => "souzajoyce1703@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7266 "inscrito_id" => 22294 "titulo" => "AS TIC’S EM SALA DE AULA: A FERRAMENTA KAHOOT COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O artigo é resultado da utilização da ferramenta Kahoot em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Campina Grande – PB. O Kahoot é um site onde se tem a possibilidade de criar jogos de perguntas e respostas ou verdadeiro e falso (no modo gratuito), em sala de aula o docente pode utilizá-lo como um meio de gamificar o ensino da Geografia, tornando mais lúdico e prazeroso o processo de ensino, enfatizando o uso dessa ciência para a leitura do espaço geográfico onde o aluno está inserido. O objetivo do artigo é apresentar como o Kahoot pode ser utilizado em sala de aula para apresentar os conteúdos das temáticas físico-naturais apresentados de forma singular no sexto ano do fundamental. A metodologia usada é a qualitativa, pois foi por meio da observação que o professor pôde perceber o maior interesse nas aulas e a singularidade desta nova geração para com as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s), a plataforma foi utilizada sempre no fechamento do conteúdo de tais temáticas, para que a ferramenta também fosse um meio de enfatizar que era necessário ter maior atenção durante as aulas, para que o resultado no jogo fosse proveitoso. Como resultados, tivemos o maior engajamento durante as aulas, uma maior preocupação em entender o conteúdo e a transformação do processo de ensino aprendizagem em algo mais lúdico e prazeroso, já que, a turma escolhida ainda possui uma faixa etária onde 100% é criança. Por fim, podemos considerar a importância de ferramentas como o Kahoot para o processo de ensino e ter a preocupação de sempre procurar novas ferramentas que podem ser utilizadas dentro de sala de aula, pois é verídico a transformação do ensino pós uso destas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22294_TB7266_04102023231235.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE CAROLINE DE SOUZA SOUTO" "autor_nome_curto" => "Joyce Souto" "autor_email" => "souzajoyce1703@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }