REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER POR MEIO DOS MULTILETRAMENTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7327 "inscrito_id" => 21975 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER POR MEIO DOS MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar o tema da violência contra a mulher em sala de aula, por meio de obras da contemporaneidade. Para isso, utiliza-se do conto “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles, e faz-se uma análise comparativa com obras de arte como músicas e artes visuais. O trabalho desenvolvido utiliza da metodologia de revisão bibliográfica e para a abordagem das obras se baseia nas sequências básicas e expandidas propostas por Rildo Cosson que fornecem ao professor um modelo de como trabalhar textos literários em sala de aula numa sequência que permite a abordagem das temáticas e também relação com outros textos. A prática aqui proposta é norteada pela teoria dos multiletramentos de Roxane Rojo que aponta possibilidades para que o aluno obtenha não somente o letramento da palavra, mas também de sons e imagens e consiga identificar nessas obras suas intertextualidades e relações. Diante disso, busca-se identificar nos textos como a misoginia ocorre de forma tão naturalizada, visto que, no imaginário coletivo as relações de gênero baseiam-se em o homem ser o detentor de todo o poder em relação à mulher, podendo até por fim em sua vida se achar necessário, como ocorre no conto. Por fim, conclui-se que não só a obra de Lygia Fagundes em si explora o tema da violência contra a mulher de forma que pode provocar reflexões valorosas no ensino, como o diálogo com outras artes constrói de forma significativa essa percepção, pois enriquece não só a interpretação, como também as possibilidades de debates provocados, provocando no aluno um estímulo ao pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21975_TB7327_20062023225234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE ALVES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisecardosw@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7327 "inscrito_id" => 21975 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER POR MEIO DOS MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar o tema da violência contra a mulher em sala de aula, por meio de obras da contemporaneidade. Para isso, utiliza-se do conto “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles, e faz-se uma análise comparativa com obras de arte como músicas e artes visuais. O trabalho desenvolvido utiliza da metodologia de revisão bibliográfica e para a abordagem das obras se baseia nas sequências básicas e expandidas propostas por Rildo Cosson que fornecem ao professor um modelo de como trabalhar textos literários em sala de aula numa sequência que permite a abordagem das temáticas e também relação com outros textos. A prática aqui proposta é norteada pela teoria dos multiletramentos de Roxane Rojo que aponta possibilidades para que o aluno obtenha não somente o letramento da palavra, mas também de sons e imagens e consiga identificar nessas obras suas intertextualidades e relações. Diante disso, busca-se identificar nos textos como a misoginia ocorre de forma tão naturalizada, visto que, no imaginário coletivo as relações de gênero baseiam-se em o homem ser o detentor de todo o poder em relação à mulher, podendo até por fim em sua vida se achar necessário, como ocorre no conto. Por fim, conclui-se que não só a obra de Lygia Fagundes em si explora o tema da violência contra a mulher de forma que pode provocar reflexões valorosas no ensino, como o diálogo com outras artes constrói de forma significativa essa percepção, pois enriquece não só a interpretação, como também as possibilidades de debates provocados, provocando no aluno um estímulo ao pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21975_TB7327_20062023225234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE ALVES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisecardosw@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }