LITERATURA DE CORDEL: A CULTURA POPULAR POR MEIOS (DI)VERSOS NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100258 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7409 "inscrito_id" => 1739 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: A CULTURA POPULAR POR MEIOS (DI)VERSOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo trata da literatura de cordel na sala de aula, por ser um gênero carregado de cultura popular e que, por conseguinte, se constitui em excelente estratégia de ensino do letramento literário. Dessa forma, a pesquisa se justifica por tratar de uma temática atemporal, que precisa se fazer presente continuamente nas aulas, sejam de Língua Portuguesa, de Literatura ou de outro componente curricular, visto que a literatura de cordel pode ser tratada, também, num viés interdisciplinar e multicultural. Nessa perspectiva, objetiva-se: investigar as contribuições da literatura de cordel para a disseminação da cultura popular e do letramento literário em sala de aula. Especificamente, busca-se: contextualizar a literatura de cordel no espaço escolar; caracterizar a literatura de cordel enquanto gênero discursivo essencial para o ensino e a aprendizagem da leitura literária; relatar uma experiência de trabalho com o livro Por meio de versos, de Antonio Francisco. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, fundamentada em Nascimento (2020), Neves (2018), Souza e Passos (2018), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se que a literatura de cordel é um gênero estruturado por meio de versos que apresentam uma riqueza de conteúdo, capaz de promover uma conexão entre o texto e a realidade sociocultural vivenciada pelos alunos/leitores. Dessa forma, além do encantamento, a leitura de cordel se constitui em importante recurso pedagógico para o letramento literário e para a disseminação da cultura popular no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1739_TB7409_04102023225304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jackeline" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100258 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7409 "inscrito_id" => 1739 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: A CULTURA POPULAR POR MEIOS (DI)VERSOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo trata da literatura de cordel na sala de aula, por ser um gênero carregado de cultura popular e que, por conseguinte, se constitui em excelente estratégia de ensino do letramento literário. Dessa forma, a pesquisa se justifica por tratar de uma temática atemporal, que precisa se fazer presente continuamente nas aulas, sejam de Língua Portuguesa, de Literatura ou de outro componente curricular, visto que a literatura de cordel pode ser tratada, também, num viés interdisciplinar e multicultural. Nessa perspectiva, objetiva-se: investigar as contribuições da literatura de cordel para a disseminação da cultura popular e do letramento literário em sala de aula. Especificamente, busca-se: contextualizar a literatura de cordel no espaço escolar; caracterizar a literatura de cordel enquanto gênero discursivo essencial para o ensino e a aprendizagem da leitura literária; relatar uma experiência de trabalho com o livro Por meio de versos, de Antonio Francisco. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, fundamentada em Nascimento (2020), Neves (2018), Souza e Passos (2018), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se que a literatura de cordel é um gênero estruturado por meio de versos que apresentam uma riqueza de conteúdo, capaz de promover uma conexão entre o texto e a realidade sociocultural vivenciada pelos alunos/leitores. Dessa forma, além do encantamento, a leitura de cordel se constitui em importante recurso pedagógico para o letramento literário e para a disseminação da cultura popular no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1739_TB7409_04102023225304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jackeline" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }