METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: INSERINDO DISCENTES COMO ATORES SOCIAIS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100268 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7423 "inscrito_id" => 20253 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: INSERINDO DISCENTES COMO ATORES SOCIAIS." "resumo" => "Este estudo trata da utilização de Metodologias Ativas no processo de ensino aprendizagem, na formação de Técnicos de Enfermagem em Instituição de Ensino Estadual, a partir da inserção de discentes como atores sociais da construção de seu próprio conhecimento, através de múltiplos espaços de aprendizagem. Para isso, fundamenta-se em referencial teórico sobre a utilização de metodologias ativas e espaços diferenciados de construção do conhecimento, como Moran (2015), Bacich (2018), Christensen; Horn; Staker (2013) e Valente (2014), bem como dos fundamentos conceituais e históricos da Educação Profissional e Tecnológica, a partir de autores como Barato (2008), Ciavatta (2010), Frigotto (2010) e Ramos (2017), apoiados também no discurso humanizado, integrador e inclusivo de pesquisadores como como Dewey (1950), Rogers (1973) e Freire (2013), que direcionam o trabalho na perspectiva de uma sociedade menos dominadora, enfatizando a importância de superar a educação centrada no professor, estritamente tradicional, reforçando a necessidade de um diálogo com o alunado, trazendo liberdade a esse processo. Metodologicamente, este estudo se mostra como um relato de experiência que apresenta a proposta curricular do Curso Técnico em Enfermagem desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, que oportuniza ações de aprendizagem significativa, a fim de transformar as realidades do aluno; otimizar o ensino e melhorar a formação, integrando conhecimentos prévios e relacionando-os com o raciocínio reflexivo e clinico, e com a assistência de enfermagem, pela oferta do conhecimento anterior à vivência de sala de aula. A título de resultados, obteve-se evidencias sobre o alcance de instrumentos educacionais eficientes, que introduziram dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na geração de conhecimentos. Ao fim, constatou-se que as metodologias ativas podem modificar beneficamente o processo de formação de Técnicos de Enfermagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20253_TB7423_20062023230845.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA PEREIRA DE BARROS BORGES" "autor_nome_curto" => "LARISSA PEREIRA" "autor_email" => "larissapbb@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100268 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7423 "inscrito_id" => 20253 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: INSERINDO DISCENTES COMO ATORES SOCIAIS." "resumo" => "Este estudo trata da utilização de Metodologias Ativas no processo de ensino aprendizagem, na formação de Técnicos de Enfermagem em Instituição de Ensino Estadual, a partir da inserção de discentes como atores sociais da construção de seu próprio conhecimento, através de múltiplos espaços de aprendizagem. Para isso, fundamenta-se em referencial teórico sobre a utilização de metodologias ativas e espaços diferenciados de construção do conhecimento, como Moran (2015), Bacich (2018), Christensen; Horn; Staker (2013) e Valente (2014), bem como dos fundamentos conceituais e históricos da Educação Profissional e Tecnológica, a partir de autores como Barato (2008), Ciavatta (2010), Frigotto (2010) e Ramos (2017), apoiados também no discurso humanizado, integrador e inclusivo de pesquisadores como como Dewey (1950), Rogers (1973) e Freire (2013), que direcionam o trabalho na perspectiva de uma sociedade menos dominadora, enfatizando a importância de superar a educação centrada no professor, estritamente tradicional, reforçando a necessidade de um diálogo com o alunado, trazendo liberdade a esse processo. Metodologicamente, este estudo se mostra como um relato de experiência que apresenta a proposta curricular do Curso Técnico em Enfermagem desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, que oportuniza ações de aprendizagem significativa, a fim de transformar as realidades do aluno; otimizar o ensino e melhorar a formação, integrando conhecimentos prévios e relacionando-os com o raciocínio reflexivo e clinico, e com a assistência de enfermagem, pela oferta do conhecimento anterior à vivência de sala de aula. A título de resultados, obteve-se evidencias sobre o alcance de instrumentos educacionais eficientes, que introduziram dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na geração de conhecimentos. Ao fim, constatou-se que as metodologias ativas podem modificar beneficamente o processo de formação de Técnicos de Enfermagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20253_TB7423_20062023230845.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA PEREIRA DE BARROS BORGES" "autor_nome_curto" => "LARISSA PEREIRA" "autor_email" => "larissapbb@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }