O panorama das escolas brasileiras se faz cada vez mais heterogêneo. O censo escolar confirma este fato e indica um aumento da chegada dos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas. O progresso das matrículas destes estudantes evidencia as diferentes necessidades, assim como, a urgência de práticas educativas inclusivas nas escolas regulares brasileiras. A abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um conjunto de princípios e estratégias que possibilitam acessibilidade curricular aos estudantes a fim de minimizar dificuldades de aprendizagens. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão sistemática e buscou na literatura identificar as contribuições do DUA para práticas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foi realizado na plataforma da Biblioteca Digital brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) um levantamento de publicações de teses e dissertações referentes ao período de 2018 a 2023 envolvendo a temática do DUA no Ensino Fundamental I na perspectiva de uma Educação Inclusiva (EI). Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar um panorama de como o DUA e a Educação Inclusiva estão sendo relacionados para melhor atender os estudantes PAEE nos Anos iniciais da educação brasileira. Por fim, sabe-se que existem muitos trabalhos publicados na temática da EI, um aumento nas publicações de trabalhos acerca do DUA e alguns que relacionam estas duas temáticas mas, de forma geral, acerca desta última categoria, vale ressaltar que parece haver uma abordagem mais teórica do que prática e, por isso, conclui-se sobre a necessidade de se pensar em trabalhos que dialoguem o DUA e a Educação Inclusiva com um viés mais prático, que contribua no cotidiano das educadoras e dos educadores.